Broforce Vale a Pena em 2021? | Análise

Broforce é um run n’ gun simples e extremamente polido, que traz horas e horas de diversão. Salve a humanidade ao lado de seus irmãos de armas, espalhando a justiça pelo mundo todo!


Broforce é um run n’ gun simples e extremamente polido, com horas e horas de diversão em potencial.

Todo este polimento foi fruto de muito trabalho e dedicação por parte da Free Lives, time de desenvolvimento do jogo, ao longo de muito tempo.

O jogo começou sua jornada na plataforma Steam, no já distante ano de 2013, onde foi aprovado através do programa Steam Greenlight.

Neste programa, o desenvolvedor publicava uma página de seu jogo em um local separado da loja, onde toda a comunidade começava a votar, dando luz verde e aprovando seu lançamento na plataforma, ou dando luz vermelha para barrar.

O Steam Greenlight deixou de existir, mas deu uma colaboração muito importante para esta popularização do desenvolvimento de games.

Após esta aprovação, Broforce seguiu para o programa Steam Early Access, outro recurso muito importante oferecido pela plataforma Steam, este sim existente até hoje.

Para quem não conhece, o Steam Early Access é um programa onde os desenvolvedores podem oferecer uma versão jogável de seu produto, antes do lançamento da versão final.

Desta forma os jogadores podem testar e na maioria das vezes até mesmo auxiliar no desenvolvimento do jogo, até que a versão final seja lançada. Algo que ajuda também na arrecadação de recursos para serem reinvestidos no desenvolvimento do jogo.

Felizmente Broforce não foi apenas um sucesso, como também um exemplo de bom uso deste recurso oferecido pela plataforma Steam.

Este longo caminho percorrido pelos desenvolvedores é apenas a primeira amostra de que por trás deste visual aparentemente simples, existe algo especial a ser visto por aqui.

Convido você a ler esta análise, e no final ainda trarei uma dica especial como bônus!


Uma História Com Vários Heróis

Broforce é basicamente uma grande brincadeira com os filmes de ação dos anos 80 e 90, de onde surgiram diversos personagens icônicos.

Protagonistas superpoderosos destruindo hordas de inimigos, explosões exageradas, tiros para todos os lados e uma bandeira dos Estados Unidos tremulando ao fundo.

Personagens de Broforce durante uma missão explosiva
Diversão caótica com belíssima pixel art em Broforce

Conforme dito logo no início, Broforce é um run n’ gun, ou em bom Portugês, um jogo de andar, correr e atirar.

O objetivo é realmente tão simples quanto isso. Temos sempre que sair de um ponto A no início do cenário, e limparmos o caminho até chegarmos no ponto B, a saída triunfal com nosso personagem indo embora de helicóptero.

Um dos pilares de todo o conceito por trás de Broforce, é que o cenário do jogo é altamente destrutível, só não podemos dizer que é totalmente destrutível porque os blocos onde ficam as bandeiras de checkpoints são a exceção.

Este detalhe adiciona um fator estratégico ao jogo, onde muitas vezes com um melhor planejamento, você conseguirá facilmente derrotar inimigos que seriam bem mais difíceis se encarados de frente.

Outro pilar que sustenta e diferencia o jogo, é a maneira como os objetos interagem entre si e com esta destruição do cenário, como por exemplo barris de explosivos, mísseis, armadilhas, veículos e os próprios soldados inimigos.

Este sistema onde os objetos possuem um comportamento independente, mas reagindo entre si, também pode ser utilizado estrategicamente para desencadear explosões, ou ataques que resolvam situações complicadas durante as fases.

Outro dos mais importantes ingredientes da fórmula, é que cada personagem funciona de uma maneira diferente. Embora todos partam de uma estrutura básica, de terem um ataque comum e um ataque especial.

Cada um dos personagens do jogo é uma paródia de personagens famosos de filmes reais, como por exemplo o Rambo (Rambro), MacGyver (MacBrover) e Robocop (Brobocop).

O toque de genialidade é que não apenas os visuais são inspirados nos filmes, como seus ataques também. Rambro por exemplo vai na combinação clássica de metralhadora como ataque comum e granadas como ataque especial, enquanto MacBrover utiliza apenas explosivos como ataque comum, e armadilhas explosivas como especial. E assim por diante.

Pode acreditar, cada ataque de cada personagem é extremamente bem trabalhado para te fazer curtir a referência ao respectivo filme, ao mesmo tempo se encaixando dentro da proposta do jogo.

Temos hoje uma lista de 35 personagens que foram sendo adicionados ao longo do ciclo de desenvolvimento, e podem ser liberados ao longo de nossas partidas na campanha principal.

Todos inclusos e desbloqueáveis diretamente no jogo base, sem a necessidade de pacotes de DLC, outra raridade!

Ir jogando, desbloqueando e se surpreendendo com cada personagem é com certeza um dos maiores atrativos de Broforce.

Além de ser um atrativo, também dá uma última camada de estratégia ao jogo. Cada personagem possui alguma pequena ou grande diferença em relação aos demais, que exige que nos adaptemos em tempo real.

Isto porque um ponto polêmico no design do jogo é que não podemos escolher um personagem, eles são colocados de maneira aleatória em nossas partidas, seja no início de cada fase, ou a cada vez que perdemos uma vida.


Mecânicas Explosivas

As mecânicas básicas são simples, podemos andar, correr, pular, usar ataque básico e especial. Temos também os poderes (seringas).

Um detalhe sobre como a jogabilidade foi concebida, é que os ataques dos personagens são feitos na horizontal ou vertical, não havendo diagonais.

Por outro lado, a movimentação é bastante livre, com a possibilidade de facilmente escalar locais para executar suas estratégias.

Encontramos gaiolas ao longo das fases, com um prisioneiro misterioso dentro, ao libertar ganhamos uma vida.

Algumas fases especiais são desafios com um personagem fixo, para desbloquear algum item de poder ou arma especial, somente com uma vida, sendo mais desafiadoras ainda.

Aprender a utilizar os poderes e especiais de cada personagem poderá ser um trunfo que lhe permitirá resolver situações com maior facilidade.

O grande diferencial que torna Broforce tão único e divertido, é que além de ele fazer o básico muito bem, estas mecânicas básicas trabalham perfeitamente em conjunto com a alta destruição dos cenários, a responsividade dos objetos (inclusive as armadilhas e soldados inimigos), e as diferenças entre jogar com cada um dos personagens.

Tudo isso acontecendo em tempo real, com explosões, gritos e destruição, vai te fazer cair na risada ou fazer você se sentir um gênio, quando resolver uma situação de maneira menos óbvia.

Só tome cuidado para não explodir a si mesmo!

A parte sonora dá o toque final, com músicas excelentes, efeitos sonoros que ajudam a destacar os exageros das explosões. Temos também um narrador extremamente exagerado, que aparece em momentos específicos, e os gritos hilários dos inimigos.

Em algum momento você se encontrará explodindo coisas pelo cenário, mesmo sem necessidade, somente pela satisfação de apreciar os efeitos das explosões e suas reações em cadeia.


Multiplayer, Criação de Níveis e Modos de Jogo

Já no setor de atrativos extras, temos principalmente o multiplayer e o editor de fases.

Podemos jogar em até quatro pessoas, tanto no modo local quanto no online, algo atípico para um jogo deste tipo.

O jogo já tende a ser agitado e bagunçado no modo de um jogador, se você reunir quatro pessoas poderá virar um verdadeiro caos, o que neste caso é muito bom e ainda mais engraçado!

Para tornar a diversão ainda mais duradoura, o editor de fases também é muito bem feito e traz ótimas possibilidades.

Vale destacar a criatividade da comunidade, que consegue construir fases impressionantes! Algumas são tão boas que não tem nem como diferenciar dos níveis originais do jogo.

Então caso você goste de criar, poderá se divertir bastante criando fases.

Mesmo que não goste de atuar na criação, com certeza explorar as fases de outros jogadores através do modo “Custom Campaign” poderá te ajudar a prolongar consideravelmente a diversão.

Ainda mais em um jogo como este, em que facilmente jogamos várias vezes as mesmas fases, sem perigo de enjoar.

O melhor de tudo é que a esta altura o jogo está completo e os níveis da comunidade estão bem maduros, oferecendo alta qualidade e boa quantidade.

No departamento de modos extras, temos como destaque o desafiador modo Iron Bro, onde passamos pela campanha e cada soldado (Bro) pode perder a vida apenas uma vez, sendo eliminado permanentemente quando isso acontece.

O modo versus também é muito interessante, trazendo a possibilidades como por exemplo o modo de corrida, para testar quem termina antes uma fase, ou o clássico deathmatch, onde nos enfrentamos em combates francos.

A única ressalva é que o modo versus também comporta até quatro jogadores, porém só está disponível para ser jogado localmente. Mesmo se forem apenas duas pessoas, não há como jogar online.

Mesmo assim, pode ter certeza que o que não falta por aqui é conteúdo capaz de te proporcionar incontáveis horas de diversão, explorando ao máximo a fórmula do jogo.

Uma última observação é que se a impossibilidade de escolher personagens realmente te incomode, no PC é possível encontrar um mod que permite isso.

No entanto, por ser um conteúdo que não faz parte do jogo de maneira oficial, não há como deixar de pontuar como uma bola fora esta falta de um modo alternativo, onde pudéssemos jogar desta maneira.


Nós Somos Broforce

O que parece ter começado como uma brincadeira, tornou-se um dos jogos mais consistentes que já tive o prazer de jogar.

Trazer vários dos personagens mais queridos do cinema, criando uma história que tenha como base o sentimento de irmandade, tornando-os companheiros de farda, foi uma ideia maravilhosa.

Alguns detalhes dão um carisma especial ao jogo, como por exemplo a maneira como os desenvolvedores brincam com o patriotismo exacerbado, ou mesmo o humor e o exagero presentes o tempo todo.

É incrível o modo como até mesmo as explosões e a sanguinolência são feitas de forma cômica, remetendo ao modo como os soldados figurantes destes filmes são descartáveis e não conseguem vencer os heróis nem mesmo pela quantidade.

Tudo ajuda a conferir personalidade ao jogo, fazendo com que seja realmente único.

O design dos personagens é primoroso! Mesmo com quantidades pequenas de pixels, os artistas também conseguiram transmitir muita personalidade.

Você identificará facilmente aquele personagem conhecido, pelo retrato dele no canto da tela e por sua representação dentro do jogo. Um deleite para quem aprecia arte com pixels.

Broforce encanta trazendo esta mescla do estilo de jogo clássico, com recursos que só se tornaram possíveis através de tecnologias mais recentes dos videogames.

É obrigatório para quem gosta de jogos que trazem uma diversão simples e direta. Mais obrigatório ainda se você for fã dos filmes desta época referenciada.

Atualmente é possível encontrar Broforce por um preço incrivelmente bom de R$25 (em promoções chega a custar menos de R$10), algo que o torna uma recomendação ainda mais fácil para praticamente todos os jogadores.

Isto no PC, já que nos consoles o preço pode ser um pouco mais salgado, ainda que atinja valores muito mais agradáveis durante as promoções.

Se Broforce vale a pena em 2021?

Não somente vale a pena como também é seguro dizer que continuará valendo a pena e sendo divertido para sempre, por trazer uma fórmula simples e atemporal, ao melhor estilo dos jogos clássicos.

Broforce é um dos jogos que recomendo sempre que tenho a oportunidade. Assim como Stardew Valley, traz muita qualidade por um preço incrível, e de quebra ainda roda em praticamente qualquer computador de hoje em dia.


NOTA FINAL

96/100

Positivo

Jogabilidade excelente;

Quantidade de Personagens;

Editor de níveis robusto;

Destruição dos cenários;

Multiplayer.

Negativo

Ausência de um modo que permita seleção de personagens.


Dica Bônus

Conforme prometido, para concluir esta análise trouxe uma dica bônus!

Reunir algumas das figuras mais queridas e conhecidas do cinema, colocando-os em uma equipe, é uma excelente ideia. Parece que já vimos isso em algum filme, não é mesmo?

Exatamente, o filme em questão é “Os Mercenários”, que reuniu praticamente todos os atores que participaram desta mesma lista de filmes homenageados por Broforce.

Enquanto o filme reuniu os atores, Broforce reuniu os personagens.

Tela do jogo Expendabros

Os conceitos são bem parecidos, já pensou que legal se reunissem Broforce e Os Mercenários?

Pois caso não saiba, a ótima notícia é que isso já aconteceu!

Para divulgação do filme Os Mercenários 3, em 2014 a equipe de Broforce desenvolveu The Expendabros, um game promocional que é nada mais e nada menos que um Broforce com os personagens do filme Os Mercenários!

Tudo o que faz de Broforce um excelente jogo está ali, com exceção do multiplayer online.

A quantidade de fases também é reduzida em comparação a Broforce, mas ainda assim é extremamente divertido e “rejogável”.

Os personagens também foram adaptados com perfeição para o jogo.

E sabe o que é melhor ainda?

Que este jogo é gratuito e qualquer pessoa pode baixá-lo na Steam!

Então se você duvida que Broforce é divertido, poderá tirar a prova por si mesmo, jogando The Expendabros antes de fazer qualquer investimento.

A recomendação é que se você ainda não possui este jogo, corra para ao menos vinculá-lo à sua conta da Steam o quanto antes!

Por se tratar de um conteúdo relacionado a um filme, é possível que o jogo seja retirado da loja de uma hora para outra, sem avisos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *