O que são jogos PVP e PVE?

Falaremos sobre jogos PVP e PVE, aqui em nosso Glossário Gamer, esta série que veio para desmistificar algumas das siglas e termos mais utilizados no mundo dos videogames.


Dando sequência ao nosso primeiro artigo da série Glossário Gamer, onde falamos sobre Remasters e Remakes, hoje falaremos sobre jogos PVP e PVE.

O objetivo desta série de artigos é ajudar as pessoas que por não terem familiaridade com videogames ou com o idioma Inglês, ficam perdidos quando alguns termos são usados em matérias ou vídeos de seus jogos favoritos.

Então direto ao ponto, falaremos hoje sobre o que são jogos PVE e jogos PVP.


Quando estes termos são usados?

O primeiro ponto a ser observado é que os termos PVP e PVE são utilizados especificamente para jogos que tenham suporte ao multijogador, ou multiplayer.

Ainda que o termo seja mais usado para jogos essencialmente multiplayer, nada impede que o termo seja usado para definir também apenas modos de jogos.

Por exemplo, um jogo single player (jogador único) que possui também um modo multijogador PVP.

Sendo assim, não é errado dizer que PVP e PVE são elementos de um jogo e não necessariamente gêneros de jogos em si.

Com a evolução e popularização dos jogos, atualmente é incomum conseguirmos enquadrar um jogo somente dentro de um gênero.

Você já viu a página da Steam, onde na página de qualquer jogo existe uma parte de “Marcadores populares para este jogo”?

Estes marcadores indicam os elementos presentes no jogo em questão.

É basicamente isso, atualmente é mais acurado classificar os jogos com um conjunto de elementos, do que simplesmente colocá-los dentro de um gênero.


O que é PVP?

Começando pelo PVP, esta sigla é uma abreviação do termo Player versus Player, ou em Português: jogador contra jogador.

Ou seja, basicamente um jogo ou um modo de jogo onde dois ou mais jogadores se enfrentam.

Como exemplos para facilitar ainda mais a compreensão, enquadram-se perfeitamente neste escopo jogos extremamente populares como Counter Strike e PUBG: Battlegrounds.

Screenshot do jogo PVP Counter-Strike: Global Offensive

Estes são exemplos de títulos essencialmente PVP, onde a natureza do jogo em si é colocar jogares humanos se enfrentando em diversos cenários e arenas.

Como exemplo de um jogo que não é essencialmente PVP, mas possui um modo de jogo deste tipo, podemos citar nosso querido Broforce (que foi analisado aqui recentemente). É um jogo de correr e atirar que possui diferentes modos de jogo.

Dentre estes modos, existe um modo PVP, onde os jogadores podem lutar um contra o outro.


O que é PVE?

Já falando sobre PVE, esta é a abreviação de Player versus Environment, ou traduzindo, jogador contra o ambiente. Ou de um modo ainda mais simples, jogador contra a máquina, jogador contra o jogo.

Comumente utilizado para falar sobre títulos onde podemos jogar cooperativamente com outras pessoas.

Ou seja, ao invés de enfrentarmos um ao outro, somaremos forças para combatermos inimigos que o jogo coloca em nosso caminho.

Screenshot do jogo PVE Left 4 Dead 2

Um exemplo que a maioria das pessoas vai lembrar, e nos ajudará a entender muito facilmente é o clássico Left 4 Dead, onde nos reuníamos em equipes de até quatro pessoas, combatendo hordas e hordas de zumbis enviados pelo jogo.

Aqui utilizarei de novo o exemplo de Broforce, que possui um modo PVP conforme destacado anteriormente, mas também pode ser jogado em um modo PVE, onde atravessamos as fases na companhia de dois ou mais amigos.


Conclusão

Ainda que existam diversos termos e vários outros continuem surgindo, eles surgem para facilitar.

Por mais que algumas vezes as pessoas tentem burocratizar ou estudar estes termos como se fossem parte de uma graduação de mestre em videogames, a origem deles está na informalidade, na intenção de transmitir facilmente toda uma ideia em poucas palavras.

Então o recomendado é que você não se preocupe demais com isso, utilize estes termos para cumprir esta função principal antes de mais nada, e entender ou transmitir de maneira prática uma ideia sobre algum jogo.

Espero que tenha gostado e que este artigo facilite sua vida de alguma maneira.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *