Senna Sempre, a surpreendente DLC de Horizon Chase, chega muito perto de ser um sucessor espiritual de Super Monaco GP.
O pacote expande o jogo com muita competência, mas infelizmente perde uma oportunidade valiosa.
Ainda assim é uma das melhores DLCs já lançadas na história da humanidade, uma excelente homenagem a esta lenda Brasileira.
De Top Gear a Super Monaco GP
Sabe aquela coceirinha chata, bem no meio das costas, difícil de alcançar?
Por muitos e muitos anos foi o que fãs de Top Gear e Super Monaco GP sentiram.
Os jogos mais clássicos destas franquias ficaram presos na geração 16 bits. A essência original destes títulos nunca mais havia sido reproduzida com sucesso.
Pelo menos até a chegada do brilhante Horizon Chase Turbo.
Antes de mais nada, se você está aqui na análise de uma DLC e ainda não jogou a versão base de Horizon Chase, recomendo fortemente que resolva esta pendência o quanto antes.
Quem já conhece, sabe que Horizon Chase Turbo é o melhor sucessor espiritual que Top Gear poderia ter, uma verdadeira joia do mundo dos games, produzida aqui no Brasil.
Isso sem contar algumas referências ao clássico Outrun, que também já está sumido a muito tempo.
A desenvolvedora Aquiris foi a responsável por coçar as costas dos fãs de Top Gear, proporcionando aquela sensação gostosa de finalmente alcançar o ponto exato da coceira.
Conhecendo a nostalgia de seu público e com muita sabedoria, novamente eles colocaram em prática suas melhores habilidades, desta vez mirando também nos fãs de Super Monaco GP.
Super Monaco GP
Primeiramente, para contextualizar a grandeza do momento, é preciso falar um pouco sobre Super Monaco GP.
Lançado em uma época de ouro da SEGA, Super Monaco GP é um clássico jogo de corrida arcade de fórmula 1.
Interessante observar que naquela época existiam apenas jogos de corrida arcade.
Além de não existirem tantos jogos de corrida, somente tempos depois os consoles conseguiram atingir o poder necessário para simulações de princípios da física.
Super Monaco GP era impressionante e está eternizado na lista de jogos clássicos do Mega Drive.
Além dos gráficos, que eram incríveis para um console caseiro da época, trouxe também a icônica visão do interior do cockpit, que tornou-se uma de suas maiores marcas.
De fato foi o primeiro jogo que me lembro de ter visto com uma visão do interior do carro.
Super Monaco dava um show ao criar toda a ambientação de um campeonato de fórmula 1.
Foi também a primeira vez que me lembro de ter visto um modo carreira tão elaborado.
Iniciávamos nossa carreira como um piloto em uma das piores equipes e nossa missão seria lutar ao longo das temporadas até chegarmos ao topo, com nosso carro mais humilde ou recebendo uma proposta das equipes mais consagradas, a depender do nosso desempenho.
Além das pistas conhecidas e de corridas com direito a etapa de qualificação, existia também todo um detalhamento das outras equipes.
Havia um menu exclusivo onde podíamos observar estas informações de nossos adversários. Claro, os nomes de equipes e pilotos eram fictícios.
As temporadas se repetiam e a única frustração nisso tudo era ter que desligar o console após ter alcançado uma equipe de grande prestígio, uma vez que ainda não havia como salvar o progresso.
Super Monaco GP foi um grande sucesso, um jogo realmente inovador que deixou sua marca na história.
Tempos depois, com o sucesso avassalador de “um tal” de Ayrton Senna, foi firmada uma parceria para o lançamento de Super Monaco GP 2.
Mantendo os mesmos moldes do primeiro jogo, novamente foi um enorme sucesso, desta vez tendo a nossa lenda Nacional como protagonista e literalmente como um “chefão” do jogo, o adversário mais difícil a ser superado.
Horizon Chase Turbo – Senna Sempre
Este paralelo com Super Monaco GP 2 é simplesmente a alma desta nova DLC.
Ayrton Senna estrelando um jogo de corrida arcade não é a única semelhança.
A Aquiris previamente já havia lançado as DLCs Rookie Series e Summer Vibes, dois pacotes muito interessantes que expandiam a experiência do jogo principal.
Mas desta vez eles decidiram realmente ousar, lançando um conteúdo substancial, que traz mudanças mais drásticas em relação ao conteúdo inicial.
Primeiramente é preciso destacar: ainda que seja uma DLC e tenha sido construído sobre as mesmas bases do conteúdo original, Senna Sempre é uma porção totalmente separada do jogo.
Você não poderá utilizar os carros de fórmula 1 para correr nas pistas do jogo principal e vice-versa.
Dando mais um tiro certo na nostalgia, a visão de dentro do carro foi desenvolvida especialmente para esta DLC.
Novamente, a visão de dentro do carro não está disponível no jogo base, somente aqui nos carros de fórmula 1.
Quem joga títulos de corrida, sabe que as diferentes câmeras e perspectivas fazem muita diferença, trazem sensações diferentes ao jogar o mesmo jogo.
A nova perspectiva não veio apenas para homenagear Super Monaco GP, ela é sim um diferencial, é muito legal a sensação de curtir as mecânicas de Horizon Chase com a câmera de dentro do carro.
Mas sim, caso você prefira, poderá alternar entre as câmeras interna e externa.
Os gráficos seguem o padrão do simples e bonito, com gráficos estilosos, mantendo o jogo leve para rodar em praticamente qualquer dispositivo da atualidade.
No entanto podemos ver elementos novos como arquibancadas, muros e cenários que ajudam na criação desta ambientação específica da fórmula 1, deixando Horizon Chase ainda mais bonito.
Os controles e mecânicas também permanecem os mesmos do jogo base, o que neste caso é algo excelente.
A jogabilidade simples e direta é diversão na certa, continua nos prendendo mesmo após incontáveis horas de jogo.
O que nos leva então aos modos de jogo, o conteúdo principal.
Dentro desta DLC temos dois modos de jogo, é importante explicar melhor cada um deles:
Modo Carreira
O modo carreira é especificamente sobre a carreira do Senna, não a nossa ou a de nosso personagem.
Passamos por todas as fases da carreira de Ayrton, desde sua chegada à categoria até a gloriosa conquista do tricampeonato.
Os momentos mais emblemáticos estão aqui, é realmente uma bela homenagem!
Os desafios do jogo base de Horizon Chase também marcam presença por aqui.
Ou seja, caso queira cumprir todos estes desafios, além de vencer a corrida você também terá de coletar todas as moedas de cada pista.
O turbo, boost ou nitro, chame como preferir, também está aqui neste modo.
Começamos com três unidades e em todas as pistas temos pelo menos uma unidade que podemos pegar durante as voltas.
Quando coletarmos todas as moedas também somos premiados com um turbo, porém este é acionado imediata e automaticamente após pegarmos a última moeda da pista.
Administrar e coletar unidades de combustível também é um desafio que foi mantido.
Adicionando uma camada extra de desafio, temos também as façanhas a serem cumpridas em cada corrida.
São 3 missões em cada corrida, algumas delas são verdadeiros testes de atenção.
Por exemplo: pegue nitro somente na segunda volta, não pegue combustível na primeira volta.
Algumas dessas missões são consequência do cumprimento dos objetivos principais, como por exemplo: chegue pelo menos em terceiro lugar, pegue todas as moedas da pista.
Missões como estas serão cumpridas naturalmente se você estiver tentando fazer 100% no jogo, pegando em primeiro lugar em todas as corridas e coletando todas as moedas de todas as pistas.
Outra grande diferença é que agora temos as “estratégias de corrida”, uma mecânica que entra no lugar dos upgrades que fazíamos na campanha principal do jogo.
Antes de começar cada corrida você poderá escolher entre três estratégias: pneus aprimorados, aerodinâmica avançada ou combustível especial.
Na prática significa escolher se o seu carro será melhor em curvas, terá mais velocidade ou terá um consumo de combustível mais lento.
Escolher a estratégia certa poderá facilitar a sua vida. É uma boa ideia por exemplo, escolher a estratégia de velocidade em pistas que tenham retas maiores.
Se eventualmente você estiver com dificuldades para cumprir alguma façanha específica, as estratégias também poderão lhe ajudar.
Por exemplo escolher a estratégia de “combustível especial” em uma pista onde uma das façanhas seja pegar combustível somente na segunda volta.
O mais legal disso tudo é que no fim das contas a estratégia acaba sendo primeiramente uma questão de preferência.
Testei cada uma das três estratégias em boa parte das pistas e ainda que elas possam facilitar as corridas quando usadas de maneira mais inteligente, escolher uma estratégia menos provável não impedirá você de vencer qualquer uma das corridas.
Por exemplo, usar a estratégia de pneus aprimorados em uma pista cheia de curvas facilitará bastante sua vida, mas caso você tenha escolhido a estratégia de aerodinâmica avançada, ainda assim conseguirá ganhar se tiver habilidade.
São 5 capítulos, com mais de quarenta corridas, onde a cada capítulo surgem imagens e textos contextualizando aquele momento da carreira de Senna.
Justificando o nome da DLC, é uma bela homenagem e ao mesmo tempo a melhor parte deste pacote.
Teremos a rara oportunidade de correr junto com Ayrton Senna, com direito aos clássicos balõezinhos, que aparecem trazendo frases divertidas quando fazemos algumas ultrapassagens.
Modo Campeonato Mundial
Aqui está a maior oportunidade perdida desta DLC, a chance de se consagrar definitivamente como sucessor espiritual de Top Gear e Super Monaco GP ao mesmo tempo.
Isto porque o modo campeonato é divertido, cumpre seu papel, mas é simples demais.
Os campeonatos são simplesmente um determinado número de corridas aleatórias, pelas quais vamos passando e acumulando pontos de acordo com nosso desempenho, em busca do sonhado troféu de campeão.
São três os níveis de dificuldade dos campeonatos, representados por categorias.
Quanto mais avançada a categoria, maior o número de corridas e mais potentes serão os carros.
É um ótimo modo complementar porque embora as moedas espalhadas pela pista ainda existam por aqui, neste modo de jogo elas servem somente para recompensar com um “nitro” extra.
Não existem as façanhas ou nenhum outro desafio extra por aqui, nossa única preocupação aqui é ganhar a corrida.
As estratégias de corrida também marcam presença por aqui e o bom uso delas vai melhorar sua vida principalmente na categoria mais difícil.
Novamente é legal destacar que a estratégia de corrida tem este potencial de ajudar nosso desempenho, mas não determina sozinha a nossa vitória ou derrota.
Podemos escolher por qual equipe correremos, com direito a escolher a cor do capacete (dentre opções predefinidas).
A cada campeonato vencido, você desbloqueia o carro da mesma equipe na categoria superior.
Ou seja, se estou correndo pela equipe ABC na dificuldade mais fácil, ao vencer desbloquearei o carro da equipe ABC na dificuldade (categoria) média.
Ao vencer a categoria média com o carro da equipe ABC, desbloqueio o carro desta equipe na terceira e mais difícil categoria.
Os carros de cada equipe possuem atributos diferentes, algo que pode influenciar sensivelmente o nível de desafio, dependendo da equipe que você escolher.
Quando você tiver vencido todas as três dificuldades de campeonatos, poderá se divertir desbloqueando todos os carros de todas as equipes.
A aleatoriedade de pistas e condições de corrida são ótimas para evitar que os campeonatos se tornem enjoativos e previsíveis.
Porém a oportunidade perdida é justamente não terem feito um modo mais complexo, ainda que fosse algo literalmente igual ao que tínhamos em Super Monaco GP.
Já existem até mesmo os nomes de equipes, os nomes de pilotos, está tudo aqui!
Ao invés de um campeonato finito, teria sido bem legal se tivéssemos temporadas “infinitas”, onde começaríamos em equipes piores e receberíamos propostas de equipes melhores conforme tivéssemos um melhor desempenho nas corridas.
Mesmo que fosse um modo básico de criação de piloto, somente com o nome e cores do capacete, para que pudéssemos criar uma carreira e listar as estatísticas de cada temporada, e onde após um determinado número de temporadas nosso piloto pudesse se aposentar.
É importante bater novamente na tecla de que não foi exatamente um erro e sim uma oportunidade perdida.
Será que um dia a Aquiris vai implementar algo do tipo?
Não sabemos, mas infelizmente este pacote realmente parece ter sido concluído.
Porém, no menu de campanhas ainda temos o símbolo de “Coming Soon / Em Breve”, indicando que podemos esperar por mais DLCs.
Então se por um lado este pacote está concluído, por outro é muito bom saber que o jogo continua em expansão.
Horizon Chase Turbo x Senna Sempre
Senna Sempre é um conteúdo muito original, construído sobre a base sólida da campanha original de Horizon Chase Turbo.
Isto é ótimo, pois significa que continuaremos desfrutando de uma jogabilidade bem ajustada, de uma diversão simples e muito fiel àquela que costumávamos ter em nossos amados consoles de 16 bits.
No entanto, dizer isso significa que juntamente com as qualidades, alguns defeitos também permanecem.
Uma das coisas que menos me agradam em Horizon Chase e consequentemente também nesta DLC, é o modo como o nível de dificuldade age nas partidas.
Isto porque nas dificuldades mais elevadas (com os carros mais rápidos) a velocidade do jogo aumenta consideravelmente, fazendo com que em certos momentos pareça um jogo de bate-bate.
Até mesmo ao fazermos uma largada perfeita, a primeira coisa que acontece é bater no carro da frente.
É algo válido pela natureza arcade do jogo, mas seria legal poder ajustar isso de alguma maneira.
Talvez podendo optar por uma inteligência artificial mais agressiva, ao invés de um carro insanamente rápido.
O resultado é que nas dificuldades mais baixas é bem mais gostoso controlar o carro e apreciar as pistas, mas por outro lado os adversários são muito menos agressivos.
Ainda assim não é algo que arruinará o jogo e acabará com a diversão e a dificuldade média cumpre bem o seu papel.
Além de ser algo bem mais honesto que o temido rubber banding, que marca presença na maioria dos jogos arcade, mas não aqui.
Outro ponto que merece destaque ao compararmos o conteúdo base com o desta campanha, é o excelente trabalho feito na adaptação das pistas reais de fórmula 1.
É um enorme prazer percorrer pistas já conhecidas, vistas em tantos outros jogos, mas desta vez aqui dentro do universo Horizon Chase.
São 15 pistas, um número bem menor que o da campanha principal, mas cada uma delas é especial.
Temos desde o lendário circuito de Monaco até o emblemático circuito do Brasil, um dos meus favoritos de todos os tempos.
Não que as pistas da campanha original sejam ruins, pelo contrário, a maioria delas são incríveis e cumprem muito bem o papel de testar nossas habilidades.
O mérito é das pistas desta campanha, que são acima da média mesmo, foram muito bem trabalhadas. Seria muito legal se pudéssemos usar os carros da campanha principal nestas pistas.
Temos também algumas conquistas exclusivas deste pacote, para quem gosta de partir em busca de troféus.
O robusto multiplayer de Horizon Chase continua disponível por aqui.
Por fim, manter o jogo extremamente leve tem suas vantagens, mas uma das desvantagens é a inexistência de uma visão traseira, algo que desde o início fez falta em Horizon Chase Turbo.
Aquele clássico botão que nos permite dar uma olhada rápida para trás, que seria um recurso útil para defendermos posições.
Conclusão
No fim das contas temos aqui um dos melhores pacotes já lançados, quem dera se todos os bons jogos seguissem esta linha.
A campanha Senna Sempre combina de forma genial a nostalgia dos games clássicos com a nostalgia das clássicas manhãs de Domingo em que Senna corria, expandindo a experiência de Horizon Chase de uma forma surpreendente.
É definitivamente uma aula sobre como utilizar a nostalgia de uma forma positiva e não apenas como algo para impulsionar vendas de forma fácil, com conteúdo raso.
Muito tempo se passou, quando Super Monaco GP 2 foi lançado Ayrton estava no auge, trazendo alegrias e surpreendendo o mundo todo.
Por aqui ele recebe uma bela homenagem e mesmo não estando mais entre nós, fica evidente como mesmo nos tempos atuais continua nos trazendo alegria.
A última vez que tinha visto uma homenagem tão bonita ao Ayrton Senna foi também nos games, mais precisamente no incrível Gran Turismo 6.
Ainda que não seja exatamente o sucessor espiritual de Super Monaco GP, com certeza conseguirá satisfazer os fãs deste clássico, que por tantos anos desejaram uma continuação.
O valor está acima do praticado com outros DLCs deste jogo, mas o preço é justo.
É justificado por uma quantidade sólida de conteúdo, entregue com muita qualidade e coberto de nostalgia.
Se por algum motivo você ainda não conhecia Horizon Chase, é a oportunidade ideal.
Se você já conhecia este jogo incrível, este pacote é ainda mais recomendado.
Mal posso esperar para ver o que este talentoso estúdio ainda nos trará!
A paixão por videogames surgiu à primeira vista, em algum lugar entre as gerações 8 e 16 bits
Falar sobre games sempre foi uma parte da diversão, eu e meus amigos passávamos muito tempo jogando e conversando sobre nossos jogos, na antiga locadora do Bigode, em casa e na escola.
Mesmo num mundo cada vez mais digital, encontrar pessoas apaixonadas por videogames e falar sobre nossos jogos continua sendo importante.
Decidi então fundar a iniciativa Bigode Games, um lugar onde falamos sobre o melhor que os videogames podem nos proporcionar.
Fiquei na curiosidade de testar. Joguei o Horizon Chase na época que ele foi lançado, faz já alguns anos, mas não o voltei a tocar desde então. Nunca fui muito fã de F1, mas até eu torcia pela “Minarae” no MegaDrive, hahaha.
Boa análise, Barry. Acho muito admirável quando um jogo de um assunto que não somos fãs consegue pegar nossa atenção (coisa que aconteceu também na saga Tony Hawk’s, como eu indiquei no comentário do outro post lá) ;D
Muito obrigado, Greg!
Essa expansão é realmente maravilhosa, a ponto de existir a possibilidade de uma pessoa gostar de Horizon Chase apenas por essa DLC.
Mesmo que eu seja suspeito pra falar, porque curto demais Horizon Chase em sua totalidade.