O lançamento de eFootball 2022 bateu recordes negativos e decepcionou fãs pelo mundo todo. Será que existe alguma alternativa para que estes fãs da franquia não passem a temporada sem um bom jogo de futebol?
Antes de mais nada, é honesto partir do princípio de que as expectativas em relação a eFootball 2022 não eram as mais altas.
A troca do motor de jogo em plena transição de geração dos consoles, a integração com a versão mobile e o total desleixo da Konami com suas franquias na história recente não nos davam muitas esperanças de um jogo memorável.
Mas eFootball 2022 foi desastroso, ficando abaixo até mesmo as expectativas mais pessimistas.
Temos aqui simplesmente o jogo com pior avaliação de toda a história da Steam.
Para ficar ainda mais impressionante, eFootball 2022 chegou de maneira gratuita, comprovando que de vez em quando mesmo algo grátis pode trazer mais tristezas do que alegrias.
Este é mais um ótimo e exemplo a ser citado quando refletimos sobre o valor e o preço dos jogos.
Estamos vivenciando um fenômeno (negativo) no mundo dos videogames, ironicamente liderado por uma das empresas mais influentes da história desta indústria.
Ah, Essa Konami
Quando falamos sobre qual seria a pior empresa de videogames do mundo, o nome Electronic Arts surge em nossas mentes quase que instantaneamente.
Porém esta disputa tem sido forte, com as grandes empresas produzindo jogos cada vez mais genéricos, sem “alma”, recheados de práticas que desfavorecem e prejudicam seus consumidores.
Curioso como até então, mesmo tendo destruído suas franquias uma após outra, a Konami não figurava entre estas empresas.
Aparentemente, mesmo que atualmente a empresa não seja nem uma sombra do que foi (principalmente nos anos 90), tudo o que foi feito de errado recentemente ainda não foi suficiente para deixar o “saldo negativo” com os fãs. Ou pelo menos para acabar de uma vez com as esperanças deles.
Não há como ignorar que a Konami é sem dúvidas uma das empresas mais relevantes da história, possuindo franquias que influenciaram profundamente o mundo dos videogames.
Tem em seu catálogo títulos como Metal Gear, Silent Hill, Castlevania (parte da origem do subgênero “Metroidvania”), Contra ou até mesmo o clássico Frogger.
Isto sem falar no emblemático Konami Code.
Dentre a brilhante lista de jogos, figura também sua franquia de futebol, uma das mais amadas desde a época do Super Nintendo, com o inesquecível International Superstar Soccer (DELUXE!).
Ainda que FIFA tenha participado desta briga desde os tempos mais antigos, Superstar Soccer brilhava demais. Continuou brilhando quando passou a ser conhecida como Winning Eleven ou Pro Evolution Soccer na geração Playstation.
Atualmente, após a empresa ter cancelado ou destruído literalmente todas as suas franquias, Pro Evolution era a última que sobrevivia com dignidade, mantendo uma comunidade pulsante de fãs apaixonados.
Se alguém já teve a curiosidade de pesquisar sobre a Konami, sabe que esta não nasceu como uma empresa de videogames. Para quem não conhece, mas tem curiosidade de saber, recomendo este irretocável vídeo do canal Poeira Jogos.
E a dura verdade é que mesmo de forma não oficial, a empresa deixou de ter os videogames como seu foco principal, de certa forma voltando às suas origens.
Infelizmente não sem antes tirar proveito do peso de suas franquias, mesmo que para isso ela precisasse explorar seus fãs mais apaixonados, jogar a reputação de suas propriedades intelectuais na lama e cuspir no prato em que comeu.
Pela primeira vez em décadas, os fãs estão sem seu amado PES. E FIFA está com caminho livre, reinando sem nenhuma concorrência direta ou relevante.
Isto é algo que deverá preocupar até mesmo os fãs de FIFA, com a possibilidade de que não tendo um concorrente à altura, a Electronic Arts traga ainda menos novidades em suas próximas temporadas.
A Incerteza Que Ronda Os Jogos de Futebol
O cenário de jogos de futebol nunca esteve tão incerto.
Sendo bem sincero e com muita tristeza, acredito que nossa amada franquia de futebol tenha virado definitivamente um jogo de celulares e daqui para frente não veremos nada muito diferente do que temos hoje.
Em outras palavras, a Konami deu um pé na base de fãs tradicional dos consoles e PC.
Existe a possibilidade de que tentem melhorar para que ao menos se torne mais jogável, já existe inclusive previsão de uma grande atualização ainda em Outubro de 2021.
Mas ainda que trabalhem bastante, parece improvável que melhorias significativas cheguem nesta mesma temporada de 2022.
Pelo lado da Electronic Arts, também temos um evento que pode acabar com uma tradição, uma vez que a empresa anunciou que avalia não renovar a licença oficial da FIFA.
Imediatamente isto causaria apenas uma alteração no título de sua franquia.
Mas tudo isso acontecendo ao mesmo tempo parece reforçar que estamos vivendo um momento onde tudo está mudando e se realinhando neste universo dos jogos de futebol.
Por outro lado, não temos indícios de que outra empresa vá entrar na disputa, lançando uma nova franquia de futebol para preencher o espaço deixado pela Konami.
Aparentemente a única desenvolvedora que teria capacidade para entrar na briga em curto prazo seria a 2K, principalmente por também possuir tradição em jogos de esportes.
Porém ao observarmos a maneira como a 2K cuida de sua franquia de basquete, também não é algo que nos traria otimismo. É algo próximo ou até pior que o padrão Electronic Arts.
O Que Eu Farei Sem eFootball 2022?
Seja você aquela pessoa que simplesmente gosta de jogar umas partidas ao fim do dia, ou aquela que compra um console exclusivamente para curtir seu jogo de futebol favorito, este cenário nebuloso lhe afetou ou ainda lhe afetará, de forma direta ou indireta.
Pensando nisso, resolvi avaliar quais são as alternativas que temos hoje, para praticar agora. Sem que você precise depositar toda a sua esperança exclusivamente nas mãos da Konami ou em dias melhores.
A escolha mais óbvia seria jogar o rival FIFA.
Porém é preciso observar que a temporada de Fifa 2022 passou por renovação significativa apenas nos consoles de nova geração. Se você joga no PC ou nos consoles da geração passada, encontrará um jogo com a mesma cara da temporada 2021.
Jogar FIFA 2022 no PC ou em um console da geração passada ainda pode ser uma boa ideia, porém é preciso lembrar que uma cópia do jogo atualmente não sai por menos de R$250. Pagar este preço por um jogo que não traz os recursos de nova geração pode sim ser um obstáculo.
Uma alternativa que considero ainda mais viável neste momento, e também a opção que escolhi para esta temporada, é adquirir eFootball PES 2021. Ou caso já tenha o jogo, permanecer jogando ele.
É difícil saber se a Konami continuará fazendo promoções de PES 2021 mesmo após o lançamento da nova temporada, mas na última promoção da Steam ele estava disponível por R$20.
Continua sendo um jogo muito divertido, ainda que não seja perfeito.
Atualizar os elencos através de Option Files no modo de edição é algo que poderá prolongar ainda mais a vida deste título (falarei sobre Option Files abaixo) e te ajudar a segurar mais uma temporada com ele.
Voltar para eFootball 2022 é uma opção descartada, ao menos dentro da temporada atual.
Resumindo, pessoalmente considero que as principais opções para quem joga no PC e nos consoles da geração passada sejam FIFA 2022 e PES 2021.
Caso você seja um feliz proprietário de um dos consoles da nova geração, FIFA 2022 torna-se ainda mais atraente.
O Que São Option Files?
A disputa por licenças de clubes, jogadores e campeonatos sempre foi uma constante nesta concorrência entre PES e FIFA.
Quando esta briga estava no auge, era muito comum você já saber que os dois jogos seriam bons, mas que em um deles o seu time ou campeonato não estaria presente de forma oficial. Ou então que o time estivesse ali com uniforme oficial, porém sem os jogadores reais, ocasião onde colocavam personagens genéricos para preencher a equipe.
Desde a geração PSOne a Konami teve um ótimo modo de edição de jogadores e times, algo que além de ter outras utilidades, também acabava possibilitando que os jogadores mais dedicados criassem manualmente suas equipes favoritas dentro do próprio jogo.
Acontece que nem todo mundo possui tempo e talento suficientes para se dedicar a criar várias equipes manualmente a cada temporada, com atenção a detalhes para que tudo fique parecido com as contrapartes do mundo real.
Desta forma, a Konami deu uma força para a comunidade e aprimorou seu modo de edição para que os jogadores pudessem exportar e importar suas equipes, criadas do zero ou editadas neste modo.
O processo de exportação gerava arquivos que ficaram conhecidos como Option Files. Bastava então que você pegasse os Option Files de outra pessoa e os importasse para seu jogo, transportando tudo o que ela editou.
Este recurso é realmente poderoso e nos jogos mais recentes dá uma liberdade enorme para a criação não somente de times e jogadores, como também de ligas e campeonatos.
O resultado então é que vários membros da incrível comunidade de fãs de PES passaram a se dedicar à criação de arquivos “Option File”, constantemente adicionando um grande nível de detalhes e atualizações, disponibilizando tudo para download com extrema agilidade.
É sério, o trabalho da comunidade é tão incrível que muitas vezes chega a superar a qualidade do conteúdo oficial da Konami, você poderá jogar com times totalmente atualizados sem precisar ficar esperando pela próxima temporada.
Sem dúvidas a boa implementação deste recurso colaborou muito para o jogo se tornasse ainda mais popular e ainda mais querido pelos fãs.
Através deste método mágico, você com certeza poderá jogar com seu time do coração, a possibilidade de que ele não esteja disponível simplesmente deixa de existir.
Claro que tudo depende de você encontrar pessoas que forneçam arquivos de qualidade. Depois de encontrar o pessoal da PES Vicio, tenho jogado com os arquivos criados por eles e estou muito feliz com o resultado.
Sem contar que eles trazem tutoriais detalhados sobre a instalação, tudo frequentemente atualizado e disponibilizado no canal do Youtube.
É importante destacar que infelizmente a versão Xbox não é compatível com este recurso. Somente no Playstation e PC você conseguirá utilizar estes arquivos.
Option File é Pirataria?
Confesso que no começo tudo me parecia bom demais para ser verdade e imaginei que fosse algo ilegal.
Mas uma breve pesquisa pela internet já será suficiente para concluirmos que não há nada de errado nisso.
Como estamos falando sobre dados de edição, feitos sem fins lucrativos, realmente não há nada de errado. Acaba sendo algo mais caracterizado como um trabalho de fã do que com uma réplica comercial ou qualquer coisa do tipo.
Por este motivo, mesmo sendo algo que envolve muito trabalho e possui alta qualidade, os arquivos costumam ter distribuição gratuita.
Ainda por este mesmo motivo, é altamente recomendado que ao utilizar os arquivos disponibilizados por alguém, você pelo menos curta a página ou canal e divulgue sempre que possível. Ou ainda, caso fique realmente grato, faça uma colaboração espontânea para os criadores.
São as melhores maneiras de incentivá-los, para que continuem com este tipo de trabalho. E claro, demonstrar gratidão pela gentileza de compartilharem.
Muitas pessoas não conseguem mais jogar PES sem atualizações por Option File, este recurso é realmente capaz de salvar o jogo.
Importante destacar que não possuo nenhum tipo de relação com a equipe e isto não é nenhum tipo de propaganda encomendada, estou divulgando exclusivamente por gratidão.
Será Que Valeu a Pena, Konami?
Fazer a maior quantidade de dinheiro com o menor esforço possível certamente é o objetivo de qualquer empresa, um dos princípios mais básicos.
Por isso o mercado de jogos de celular se tornou um verdadeiro paraíso, até mesmo para produtoras que até então faziam parte exclusivamente do mercado tradicional de videogames.
As variadas, e muitas vezes agressivas opções de monetização presentes na plataforma mobile, possibilitam que as empresas ganhem enormes quantidades de dinheiro.
Tudo isso empregando um esforço irrisório, quando comparado com o esforço necessário para produzir um jogo nas plataformas tradicionais.
Alguns jogos mobile trazem até mesmo mecânicas mais polêmicas, que se assemelham a jogos de azar. Estamos falando de sistemas de monetização friamente eficientes, que devido ao enorme sucesso, passaram a infestar também jogos de PC e consoles.
É uma tendência forte e altamente preocupante, que tem comprometido a qualidade dos jogos direta ou indiretamente. E que mesmo “pegando mal” para a imagem, ainda faz brilhar os olhos de qualquer empresa, seja ela nova ou tradicional.
Mas será que no mundo dos games vale a pena ignorar a paixão dos fãs, colocando o lucro imediato acima de tudo? Jogar no lixo uma história que levou décadas para ser construída?
E se um dia regulamentarem ou proibirem estas mecânicas de monetização mais agressivas?
Naturalmente a Konami e outras produtoras terão de procurar novamente o público tradicional.
Mas será que esta base de fãs ainda estará aqui, caso isso aconteça?
É algo que ainda não sabemos.
Como também não sabemos se diante do fiasco de eFootball 2022, a Konami dará um passo atrás. Ainda que isto pareça bastante improvável a esta altura.
Por enquanto desejo boa sorte e uma boa temporada a todos, seguiremos torcendo por dias melhores e por uma nova era de ouro nos jogos de futebol.
A paixão por videogames surgiu à primeira vista, em algum lugar entre as gerações 8 e 16 bits
Falar sobre games sempre foi uma parte da diversão, eu e meus amigos passávamos muito tempo jogando e conversando sobre nossos jogos, na antiga locadora do Bigode, em casa e na escola.
Mesmo num mundo cada vez mais digital, encontrar pessoas apaixonadas por videogames e falar sobre nossos jogos continua sendo importante.
Decidi então fundar a iniciativa Bigode Games, um lugar onde falamos sobre o melhor que os videogames podem nos proporcionar.