Ghost 1.0

Data de Lançamento Original:

Junho de 2016

Plataformas onde está disponível:

Nintendo Switch, Microsoft Windows, Wii U (isso mesmo, Wii U!), Xbox One, PlayStation 4


Screenshot de Ghost 1.0

O que é

Ghost 1.0 é um Metroidvania com temática de ficção científica.

Foi desenvolvido pelo mesmo criador de Unepic, um título muito querido pelos fãs de jogos independentes.

Como funciona

Ghost 1.0 é um prato cheio para quem gosta de jogos ao estilo Metroidvania.

Traz um bom apanhado de mecânicas e sistemas que conhecemos e amamos neste gênero, executando tudo com muita competência.

Aquela satisfação em evoluir o personagem e adquirir recursos para a exploração sem dúvidas marca presença por aqui.

O que faz de diferente

Algo que Ghost 1.0 apresenta logo ao iniciarmos um novo jogo é a opção por dois modos de jogo: classic e survival.

A diferença entre os modos é basicamente a maneira como as armas, itens e powerups são apresentados, mas impactam na maneira como o jogo progride e em sua dificuldade.

O combate também é muito bom, funcionando ao modo twin-stick shooter, onde movimentamos o personagem com um direcional analógico e miramos com o outro.

As lutas podem ser frenéticas e dançar entre os tiros inimigos enquanto mira e gerencia a munição disponível no momento, é algo muito satisfatório.

A munição é ilimitada, mas as armas possuem um tempo de “cooldown”, apresentando uma barra de capacidade, ao invés de uma barra de munição mais tradicional.

Podemos disparar uma certa quantidade de tiros seguidos e a barra de capacidade vai se restaurando nos momentos em que paramos de atirar.

Cada arma possui sua própria capacidade e por isso durante as batalhas precisamos gerenciar a munição, alternando entre as armas que temos ou aguardando até que nossa arma preferida restaure sua capacidade, ao menos parcialmente.

A exploração também é muito agradável, trazendo boa variedade de quebra-cabeças e áreas. Temos também segredos escondidos pelas salas, no melhor estilo Castlevania.

Considerando que este jogo é de 2016, o visual continua muito agradável, apresentando um estilo bem característico, com direito até a efeitos de iluminação muito bem feitos.

A história de certo modo é simples, mas dá conta de criar o clima de ficção científica.

Temos também o humor característico do desenvolvedor, que permeia a progressão desta história, conseguindo ser engraçado sem chegar a transformar completamente o jogo em comédia.

Claro que o jogo não é perfeito e a dificuldade pode frustrar alguns jogadores de vez em quando, mas sem dúvidas é um título que merece um lugar especial entre os Metroidvanias.

Ainda me impressiona ver como Ghost 1.0 não aparece na maioria das listas de melhores Metroidvanias de todos os tempos, com certeza porque nem tantas pessoas o conhecem.

Provando também que até hoje continua sendo uma pérola oculta.

Quem sabe o Nintendo Switch também ajude Ghost 1.0 a obter o destaque que realmente merece.

Na Steam o jogo pode ser encontrado por um preço excelente, que fica incrivelmente melhor nos períodos promocionais (aproveite para conferir aqui nosso artigo que fala sobre o preço e o valor dos jogos).

Se você gosta de jogos ao estilo Metroidvania, dificilmente não ficará preso até termina-lo e dificilmente Ghost 1.0 não passará a fazer parte de seu “top Metroidvanias”.

É realmente impressionante ver como este jogo independente conseguiu atingir objetivos que até mesmo grandes produções já fracassaram em atingir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *