Logotipo Bigode Games: Como foi feito?

No episódio de hoje, contarei mais sobre as inspirações e decisões durante o processo de criação do logotipo Bigode Games


Ainda neste início de jornada, já contei previamente em outra publicação a história da iniciativa Bigode Games, bem como sobre algumas das motivações por trás do projeto.

Seguindo as publicações que contam um pouco mais sobre esta iniciativa, hoje contarei um pouco mais sobre o nosso logotipo.

Assim como acontece frequentemente por aqui, o logotipo da Bigode Games também possui uma carga de referências pessoais a jogos, filmes e livros que fizeram parte da minha e de nossas vidas.

Eu, Capitão Barry, falarei sobre o caminho que me levou até este resultado final.

Se você tem alguma curiosidade sobre o nosso logotipo, ou mesmo se estiver tentando criar o seu próprio, quem sabe esta história talvez ajude a disparar algum gatilho criativo em sua mente.


Metal Gear Solid 3

Nunca escondi de ninguém que Metal Gear Solid 3 é um dos meus jogos favoritos de todos os tempos.

Com gráficos impressionantes para a época, personagens extremamente bem desenvolvidos, história excelente e todos os detalhes que compõe aquele clima único dos jogos da franquia, Metal Gear Solid 3 bateu forte no meu coração.

Quem jogou na época dificilmente discordará que foi um dos jogos mais impressionantes do Playstation 2, não apenas no quesito técnico.

Até hoje é bem difícil ver algum jogo com a quantidade de possibilidades apresentada por Metal gear 3, seu nível de detalhes e os inúmeros segredos espalhados por diversas partes.

A história continua sendo a minha favorita em toda a franquia. Os diálogos e o desenrolar dos acontecimentos ainda têm o poder de me deixar pensativo.

Big Boss em Metal Gear Solid 3
Metal Gear Solid 3 é um dos jogos mais importantes da minha vida

Por estar em meu coração, certamente foi uma das obras que mais influenciaram minha vida e minha paixão por videogames.


A Plataforma Steam

Apesar de também utilizar meu computador da época para jogos, a pouco mais de dez anos atrás minha principal diversão ainda era jogar nos consoles.

Algo que mudou gradativamente quando a Steam surgiu em minha vida.

A tecnologia era outra, a internet era diferente, a Steam ainda não tinha a mesma proporção de hoje em dia, porém já era consideravelmente popular em vários lugares do mundo. Aqui no Brasil também já possuía certa popularidade, ainda que por aqui ainda houvessem algumas barreiras.

Como por exemplo as formas de pagamento oferecidas pela Steam, só podíamos pagar com cartão internacional pelo Paypal, ficando assim sujeitos às tarifas e ao câmbio de Dólares para Reais.

Obter um cartão internacional era muito mais complicado que atualmente. Eu não tinha um salário que me permitisse ter um cartão deste tipo, então mesmo achando a Steam bem legal, acabei ficando fora dessa.

Eis que um dia, em um site de games, surgiu a notícia de que a Steam estava dando totalmente de graça uma cópia do maravilhoso jogo Portal, bastando criar uma conta na plataforma, sem precisar cadastrar cartão de crédito e nem nada.

Obter um jogo original gratuitamente era algo raríssimo!

Esta era a oportunidade que eu precisava para finalmente testar “aquela tal de Steam”, e assim o fiz.

Por um bom tempo, Portal foi o único jogo em minha conta e eu curti muito, fiz realmente valer a pena.

Aos poucos também comecei a fuçar e a entender como funcionava a plataforma Steam, que naturalmente ainda não possuía tantas funcionalidades quanto hoje.

A Steam já trazia a possibilidade de criarmos um perfil de usuário e vejam só, sem ter muita ideia do que usaria como avatar, acabei usando uma imagem de Metal Gear Solid, jogo que conforme comentei acima, estava sempre em minha mente.

De lá para cá muitas coisas mudaram, as tecnologias são outras, o próprio mercado de games mudou bastante. Continuo gostando muito dos consoles e jogo sempre que possível, ainda que atualmente minha plataforma principal de jogos tenha se tornado o PC.

Porém mesmo depois de tanto tempo, algumas coisas não mudaram. Uma delas foi o meu avatar de Metal Gear Solid 3 na Steam.


O Logotipo Bigode Games

Quem já lançou um projeto na internet sabe que nem tudo é simples.

Comecei o projeto sem muita pressa de fazer o lançamento, porque mesmo com a certeza de que não conseguiria lançar algo perfeito desde o início, existiam algumas coisas que eu queria fazer da maneira mais correta possível desde o início.

No topo de prioridades estava a identidade visual, porém a prioridade das prioridades seria o logotipo.

Meu objetivo era criar um logotipo que representasse de alguma forma a minha história com os videogames, ou pelo menos alguma fração dela.

Algo que estivesse em consonância com as razões da própria existência deste projeto, que carregasse em si algumas referências sobre paixão pelos videogames. Que tivesse significado para mim, mas ao mesmo tempo pudesse gerar algum tipo de identificação com a audiência.

E também que mesmo sem saber se a maioria das pessoas gostaria ou não, pudesse servir para que estas mesmas pessoas ao menos distinguissem a nossa imagem.

Começou então um processo de organizar minhas referências, o processo de criação. Foi aqui que tudo o que contei anteriormente se encaixou.

Depois de alguns testes, de outros desenhos, cheguei ao resultado final, com este logotipo que selecionei como oficial.

Desta forma, o tapa-olho e a boina são uma referência ao Big Boss, personagem principal de Metal Gear 3.

Big Boss também teve inspirações em Snake Plissken, protagonista dos clássicos Fuga de Nova York e Fuga de Los Angeles. Então de certa forma também é uma espécie de referência indireta ou cruzada.

Esta referência foi base também para a criação do personagem e do avatar do Capitão Barry, que possui outras referências. Mas isso é assunto para outra história.

O Bigode naturalmente é o nosso símbolo principal, mencionado na história da Bigode Games. Uma homenagem a um dos locais onde minha vida ao lado dos videogames começou, e onde por muito tempo encontrei outras pessoas que compartilhavam desta mesma paixão.

As cores não foram escolhidas ao acaso, porém elas têm mais propósito do que significado. Mas busquei um equilíbrio de cores que ao menos tivessem alguma uma harmonia entre si.

Foi tentador utilizar a primeira ideia que veio à mente, de colocar apenas um bigode no logotipo, mas já existe uma empresa famosa de entregas que teve esta ideia antes.

Inclusive uma das partes mais desafiadoras em criar uma identidade é justamente pensar em um logotipo que ainda não exista, e num nome que ainda não esteja sendo usado.

É algo que exige tempo para criação e para a validação, através de diversas buscas que confirmem que você chegou em um resultado original. Claro que ainda assim você corre o risco de errar, pois nem tudo está facilmente acessível na internet.

Mas se fizer algo que realmente tenha o seu toque pessoal, sem esquecer de validar durante o processo, acaba sendo bastante improvável que exista algo idêntico ou parecido demais.

De qualquer forma o caminho criativo que escolhi, de me basear em minhas referências pessoais, foi fundamental para que eu chegasse a um resultado que pessoalmente considero satisfatório.

Ainda não tenho dados que possam indicar o quanto nossos visitantes gostam ou não do nosso logotipo, mas pelo menos a função de ser algo ligado ao nosso projeto, ele parece estar cumprindo muito bem.

Tenho algumas artes conceituais com outras versões do nosso logotipo, mas estas guardarei para mostrar em alguma ocasião comemorativa.

A ideia de falar mais sobre o logotipo da Bigode Games tem a intenção de fazer com que as pessoas conheçam mais detalhes sobre a iniciativa.

Mas falar sobre detalhes do processo criativo é algo que faço de coração, com a intenção de que seja útil, que talvez possa ajudar alguém que esteja travado em seu próprio processo criativo.

Ou melhor ainda, quem sabe possa inspirar alguém que esteja a tempos pensando em começar algo, e finalmente decida por entrar em ação.

Por enquanto é isso pessoal, espero que tenham gostado desta história.

Se você achou esta publicação curiosa ou útil, por favor não esqueça de me contar, ficarei muito feliz em saber. E me auxiliará a planejar nosso conteúdo futuro.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *