A Bigode Games Passou da Primeira Fase!

Nestes pouco mais de dois meses de Bigode Games, consideramos que a primeira fase foi oficialmente superada. Compartilhamos abaixo algumas informações sobre o projeto e nossas expectativas para o futuro.


A Primeira Fase da Bigode Games

Sim, ainda estamos engatinhando, mas podemos dizer que a primeira fase foi superada.

Como dizia o lema de Francis Drake em Uncharted: “Grandeza em pequenos começos”.

Em nosso contexto, pequenas conquistas muitas vezes representam grandes vitórias. E quando fazemos tudo com humildade, da melhor maneira que conseguimos, as coisas ganham outra proporção.

E pode acreditar, por mais que ainda estejamos no início, já enfrentamos e superamos diversos desafios, algo que nos enche de otimismo.

A Fase 1 da Bigode Games Foi Concluída
A Bigode Games passou da primeira fase, o equivalente à Green Hill Zone de Sonic

Embora a ideia central e original tenha permanecido firme, aproveitamos este início para trabalhar ao máximo com as tentativas e erros.

Nossa busca tem sido aprimorar ao máximo a experiência de navegação, testar quais tipos de conteúdo a audiência tem preferido ler, e usarmos todas estas percepções para o planejamento do conteúdo futuro.

Temos uma quantidade legal de acessos em comparação com a quantidade de conteúdo atual e agradecemos muito por isso!

Produzimos conteúdo que nem sempre está de carona com o “mainstream”, nos assuntos do momento. Sabemos dos desafios que isto representa, por isso somos ainda mais gratos ao pessoal que tem acompanhado nossas publicações, que mesmo de longe têm conferido nosso trabalho.

Nossa audiência ainda não se sente encorajada a interagir, mas continuaremos buscando meios para incentivar que isto aconteça. Criar um espaço de interação onde as pessoas possam se reunir e conversar é um dos nossos maiores objetivos da Bigode Games.

Na parte visual, optamos por um site de aparência simples, para que possamos focar em primeiramente levar o conteúdo, e para que a maioria das pessoas consigam navegar facilmente.

Mas continuamos atentos e testando novas ideias que possam tornar o site mais bonito e funcional, sem prejudicar a facilidade de navegação.

De qualquer forma os dados têm demonstrado que para os objetivos atuais o resultado está satisfatório.

Sendo assim, podemos considerar que a primeira fase, que corresponde principalmente à nossa implantação, foi superada.

Nas redes sociais da Bigode Games temos duas novas frases:

“Videogames como um estilo de vida” e “Subiremos de level todos juntos”.

Explicaremos mais sobre isso nos tópicos a seguir.


Nossas Próximas Metas

Muitos ensinamentos que nossos professores nos passaram tornam-se úteis pela vida toda.

Um dos que eu mais gosto e uso é: se você deseja algo, tem alguma ideia ou sonho, escreva!

Coloque no papel ou no documento digital, mas torne real, visível!

Não importa se é algo que parece distante, se o sonho parece pequeno ou alto demais, se uma ideia parece boba. Não basta falar ou pensar, é preciso escrever, materializar aquela ideia e coloca-la no mundo.

Parece algo sem sentido, mas pode acreditar que é real!

Por este motivo, e também para compartilhar com vocês, escrevo aqui nossas metas e planejamentos, que representam nossa fase dois da Bigode Games:

Meta número um: cobrir os custos de hospedagem do primeiro ano do site.

Meta número dois: assegurar pelo menos mais um ou dois anos de hospedagem, para continuidade do trabalho.

Meta número três: Adquirir um microfone de boa qualidade, para criação de outros tipos de conteúdo, como por exemplo um podcast ou um canal do youtube.

Meta número quatro: Investimento em ferramentas e softwares que possam agilizar ou melhorar a qualidade e o volume do nosso conteúdo. Quem sabe até para podermos investir em chaves de jogos para nossas análises, neste início de jornada.

As duas primeiras metas estão diretamente ligadas com a própria sobrevivência de nosso site e da Bigode Games como um todo.

Nosso desafio é concretizar estes objetivos com recursos gerados pelo próprio site e pela marca Bigode Games, então naturalmente teremos que analisar formas de monetização.

Mas queremos fazer isso evitando ao máximo a inserção de grandes cargas de propagandas ou qualquer coisa que prejudique a navegação e o entretenimento dos visitantes.

A ideia é manter a navegação mais limpa e leve possível, então a ideia inicial é buscarmos espaços e momentos onde possamos fazer o nosso próprio “jabá”, em nosso site ou nas redes sociais. Da maneira menos incômoda possível.

Uma possibilidade é falar sobre produtos que utilizamos, ou nos quais confiamos e que acreditamos que possam ser úteis para a nossa audiência. Mas como dito antes, ainda trabalharemos a ideia e buscaremos as melhores alternativas.

Aqui é importante aproveitarmos para destacar que neste momento não estamos fazendo nenhum tipo de propaganda por e-mail e se um dia pensarmos em implementar algo assim, faremos de alguma forma pela qual o usuário efetivamente autorize e confirme que deseja receber comunicações.

Em nossos formulários atualmente o e-mail é solicitado apenas para que o contato possa ser respondido. E nossa seção de comentários é bem padrão, exige e-mail somente para fins de segurança.

Incentivamos a todos que leiam nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso, caso tenham alguma dúvida. Temos compromisso em manter esta transparência e incomodar nossos visitantes é algo que nós realmente não queremos.

Mas voltando a falar sobre nossas metas e objetivos, é claro que nossa ideia não é ficar pedindo nada de graça.

Queremos fazer por merecer, criando um bom conteúdo. E que antes de mais nada vocês realmente aproveitem a visita ao nosso site e às nossas redes sociais.

O que nos leva ao nosso próximo assunto que é o planejamento de conteúdo.


Nosso Planejamento de Conteúdo

Conforme dissemos anteriormente, todo início é cheio de desafios, e produzir um conteúdo que não seja apenas focado nos assuntos do momento adiciona um nível extra de dificuldade. Mesmo cientes deste desafio, nosso planejamento não mudou muito.

Ainda estamos testando e experimentando diferentes meios de entregar nosso conteúdo.

Por este motivo ainda não atingimos uma boa frequência e um bom número de publicações, algo que deve mudar em breve, ainda nesta próxima fase.

De um modo geral continuaremos apostando em um conteúdo menos “enlatado” e mais autoral, trazendo nossas histórias, destaques e nossas análises ou postagens mais opinativas. Sempre com algo relacionado aos videogames, claro.

Acreditamos que esta seja a essência da Bigode Games.

Sentimos que ainda assim seja importante compartilharmos notícias com a nossa audiência, oferecermos informação, por mais que isso não estivesse no escopo inicial. Então nossa ideia é manter nosso conteúdo aqui no site e utilizar nossas redes sociais como nosso espaço de notícias, sob nosso quadro “Bigode News”.

A não ser quando houver alguma notícia muito específica, para publicarmos no site.

No momento nossa maior expectativa tem a ver com a frase: “Subiremos de level todos juntos”.


Subiremos de Level Todos Juntos

Esta nossa frase tem a ver com o nosso objetivo de criar uma comunidade em torno da Bigode Games e da nossa paixão.

Mas também traz a proposta de convidar todos a participarem da evolução do nosso site, estarem ao nosso lado e fazerem parte disso.

Sendo assim, a primeira ideia seria a de esporadicamente trazermos publicações relacionadas aos nossos bastidores e ao nosso processo de criação.

Este conteúdo estará presente principalmente em nossas redes sociais, mas eventualmente estará aqui em nosso site, como por exemplo nesta publicação que conta a história da criação do nosso logotipo.

Ou mesmo esta própria publicação que você está lendo agora, que é basicamente um registro de navegação aberto ao público, com informações diretas do nosso planejamento.

Ainda não temos um formato definido, mas ao longo do tempo encontraremos.

Então caso você tenha interesse neste tipo de conteúdo, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.

Atualmente utilizamos principalmente o Instagram e o Twitter mas a ideia é agregar outras redes ao longo do caminho.

Nosso objetivo com isso é compartilhar o conhecimento gerado por nossas próprias experiências aqui no site. Na intenção de que possamos devolver algo útil ou inspirador, como forma de agradecimento a quem nos acompanha neste início.

Atualmente muitas pessoas têm interesse em criar algo para a internet, mas ainda relutam em dar o primeiro passo. Quem sabe acompanhar nossa trajetória possa fornecer ideias ou incentivar estas pessoas a darem o primeiro passo.

Temos confiança no projeto Bigode Games, acreditamos em nosso crescimento. E compartilharemos dicas ao longo desta nossa busca pelo nosso próprio espaço na internet e no coração dos apaixonados por videogames.

Este conteúdo também será experimental e dependerá muito do engajamento. E neste caso o engajamento a que nos referimos não é somente a quantidade de visualizações, mas também a quantidade de interações, “curtidas” e comentários. Algo que será extremamente desafiador para nós.

Caso seja um sucesso, naturalmente buscaremos formas de aumentar a frequência ou meios de detalhar mais o conteúdo desta categoria.

E aí, topa embarcar nesta jornada com a Bigode Games?


Videogames Como Um Estilo de Vida

Por fim, e ainda no tópico de escrevermos nossas ideias para coloca-las no mundo, temos a nossa frase “Videogames Como Um Estilo de Vida”.

Assim como os filmes, músicas e os livros inspiram as vidas das pessoas, tornem-se verdadeiros estilos de vida, é inegável que hoje os videogames já tenham este mesmo papel nas vidas de muitas pessoas.

Os videogames muitas vezes até combinam todas estas mídias, reunindo os melhores recursos de filmes, as melhores obras musicais e histórias que poderiam ser encontradas nos melhores livros. Adicionando ainda, na base de tudo isso, a camada de interatividade que somente os videogames podem oferecer.

Os consoles, os jogos e todo o universo dos videogames já fazem parte das nossas vidas por tanto tempo e continuam marcando uma presença diária. Seja jogando, seja lendo sobre jogos ou consumindo conteúdo relacionado.

 Os videogames são um estilo de vida, são o nosso estilo de vida.

Ainda assim algumas pessoas não se sentem à vontade para dizerem que amam videogames, que os videogames fazem parte de sua vida.

Mas se dizemos que gostamos de livros, de músicas, que gostamos de filmes, por que não termos a mesma certeza em dizer que amamos videogames?

Então esta frase foi criada como um slogan, mas com o principal objetivo de servir de norte para o nosso projeto. Que seja a razão pela qual a Bigode Games existe.

Queremos primeiramente atrair pessoas que assim como nós tenham os videogames como um estilo de vida. Como afirmamos constantemente (e até repetidamente), além da criação de um conteúdo que acrescente, buscamos a criação de um espaço onde as pessoas possam interagir, fazendo amizades com outras pessoas que compartilham desta mesma paixão.

Esta frase é simples, porém sincera.

Então é isso pessoal, se você leu até aqui, muito obrigado.

Se não leu ou está com pressa, muito obrigado pela visita!

Dividimos os tópicos com cuidado, então caso você queira ler somente os pontos que lhe interessam, será mais fácil localizar.

Agradecemos de coração pela audiência e pela paciência nesta primeira etapa dessa jornada da Bigode Games. Assim como nos games, a segunda fase é ainda mais desafiadora.

Esperamos honrar sua confiança. E fazermos por merecer toda a generosidade que temos recebido direta ou indiretamente da comunidade.

Mas é claro que nada disso fará sentido sem você!

Convocamos você para fazer parte desta jornada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *