Super Hiking League DX

Com controles precisos e divertidos, Super Hiking League DX chegou para fazer a alegria dos amantes de jogos de plataforma e também para acabar com amizades pelo mundo afora.


Plataformas: Nintendo Switch, Playstation 4 / 5 e Xbox One e Xbox Series X|S
Desenvolvido por: Bit Ink Studios e publicado por QUByte Interactive


Capa do jogo Super Hiking League DX

Super Hiking League DX e o Bruxo da Terra Plana

Em Super Hiking League DX, somos convidados a acompanhar Nelson em uma jornada para evitar que um bruxo misterioso tenha sucesso na execução de seu plano maligno.


Este plano maligno é nada mais, nada menos que transformar o mundo em um local totalmente plano!

Se você mora em uma cidade com muitas subidas, pode até pensar que este plano não é tão ruim assim. Especialmente se você não tiver boas recordações das provas de ladeira na autoescola.


Porém imaginar um mundo sem montanhas e sem paisagens naturais parece bem triste, e rapidamente nos damos conta de que esta é uma batalha que precisa ser encarada.


Gráficos e Som

Tela de uma partida de Super Hiking League DX
A tela fica dividida desta maneira, mas ambos os personagens estão escalando a mesma fase.


Super Hiking League DX traz um visual ao estilo dos jogos antigos, extremamente consistente e bem desenvolvido. A escolha de cores, o design dos personagens e fases, tudo é muito bem feito e esbanja carisma.


Complementando a bela arte do jogo, temos a música que também parece ter vindo diretamente dos nossos amados consoles antigos, do mundo dos jogos em cartuchos.


Estas músicas também são impecáveis, bem executadas e conseguem dar o tom ao jogo sem se tornarem enjoativas. Os efeitos sonoros não ficam atrás, sendo muito bem trabalhados.


Gráficos, músicas e efeitos sonoros se complementam perfeitamente e demonstram com clareza o capricho e o carinho que foram colocados neste jogo.


Tudo está onde devia estar, condizendo com a proposta de ser como os jogos antigos. Ou seja, tudo mantém a simplicidade, porém a perfeição na execução de cada detalhe individual termina formando uma obra brilhante de modo geral.


Subindo a Montanha, Sem Fazer Manha


Gráficos e sons excelentes não resolveriam a situação sozinhos, mas para a nossa alegria o pilar da jogabilidade também é extremamente sólido.


Super Hiking League DX pode ser considerado um jogo de plataforma tradicional, porém a primeira diferença é que ao invés de passarmos as telas nos movimentando horizontalmente como na maioria dos jogos deste tipo, fazemos isso verticalmente, “escalando” a tela.


No início da fase o nosso personagem estaciona seu veículo na parte de baixo da fase, e ao final da contagem regressiva iniciamos uma escalada em busca de um cristal, localizado no topo.


E aqui entra a segunda característica que diferencia o jogo. Nós sempre jogamos estas fases correndo contra o tempo ou contra adversários, desta forma ele não traz a corrida contra o tempo como algo opcional, podemos dizer que ele é um jogo de speedrun em sua essência.


Diferentemente de jogos tradicionais de plataforma onde podemos ir pulando por plataformas, analisando os cenários e os próximos passos com calma, aqui você não terá esta mesma tranquilidade. Seu objetivo principal em todas as fases é chegar ao topo no menor tempo possível, ou pelo menos antes de seu adversário, utilizando seus reflexos e raciocínio rápido.


Nosso personagem pode basicamente pular, atacar com sua espada e utilizar sua corda, que é fixada em pontos específicos espalhados pelo cenário.


A mecânica da corda é um dos pontos de destaque deste jogo, possuindo física específica e sendo fundamental ao longo do jogo.


Quem gosta dos jogos da série Worms, sempre lembrará da corda ninja quando alguém falar em mecânicas de corda em um jogo.


Mas aqui a corda não é utilizada basicamente para balanço como por exemplo esta da série Worms, em Super Hiking League DX a corda possui uma certa elasticidade, sendo uma espécie de “Bungee Jumping ao contrário”, quase um estilingue. Temos que utilizar a gravidade para balançar nosso personagem para baixo, gerando impulso para lança-lo para cima.


É realmente muito interessante e funciona muito bem. O jogo oferece também a opção de que você utilize esta mecânica de forma totalmente manual, automática ou mista, que é um modo parcialmente assistido.


O botão de ataque tem como primeira função eliminar inimigos que estão espalhados pela fase, com a única intenção de atrapalhar nossa escalada. Estes inimigos são bolinhas de geleia que possuem velocidades e padrões de movimentações diferentes, de acordo com suas cores.


A segunda função do botão de ataque é atacar nosso adversário de escalada, caso esteja jogando em algum modo onde o mesmo esteja presente. Também conhecido como o botão de acabar com amizades, caso esteja jogando no modo versus.


Quando o jogo está rolando para valer, na escalada contra o tempo, estas mecânicas aparentemente simples funcionam muito bem entre si, em uma combinação realmente harmoniosa e diferenciada.


Como você deve imaginar, Super Hiking League DX pode ser considerado um jogo com dificuldade acima da média.


Sim, existem níveis de dificuldades mais amigáveis, mas se você for jogar no modo normal ou mesmo no modo “Master” (necessário caso você decida ir em busca de colecionar as conquistas do jogo), prepare-se para enfrentar seguidas derrotas.


Felizmente os controles são muito bem polidos e se por um lado Super Hiking League DX exige bastante do jogador, por outro lado ele dá os recursos para que os desafios sejam superados.
Os controles são precisos, divertidos e a satisfação de chegar ao topo da fase em tempo recorde será enorme.


Nas fases mais avançadas, a inteligência artificial fica especialmente chata e com uma precisão robótica, mas é algo compreensível para um jogo que tem a necessidade de ser difícil, devido a sua natureza de speedrun.


Se por um lado a inteligência artificial pode gerar momentos frustrantes, por outro acaba nos levando a criar estratégias para atrasá-la, ou buscarmos rotas alternativas sempre que possível, o que acaba multiplicando a satisfação quando finalmente conseguimos vencer aquela fase na qual ficamos presos. No geral a inteligência faz bem o seu papel.


É neste ciclo repleto de picos frustração e de extrema satisfação que o jogo se torna viciante, também ao estilo dos bons e velhos jogos clássicos.


Modos de Jogo


Temos aqui o modo arcade, que por aqui é o modo história, o modo corrida contra o tempo e o modo versus.


No modo arcade entramos em uma espécie de mundo central (hub) através do qual vamos desbloqueando e acessando cada uma das 27 fases. Em cada uma destas fases, enfrentamos um adversário e temos que chegar antes dele ao topo, pegando o cristal. As partidas são resolvidas em uma melhor de três rounds.


Um detalhe muito legal é que a tela fica dividida ao meio, com metade dedicada ao nosso personagem e metade dedicada ao adversário. Além de ser um recurso visual muito interessante, também pode ser estratégico em alguns momentos das partidas, pois sempre poderemos saber exatamente onde nosso adversário está, mesmo quando ele estiver fora do alcance de nossa própria tela.


No modo versus temos basicamente o mesmo funcionamento do modo arcade, onde encaramos disputas no formato melhor de três com um adversário. A diferença é que podemos escolher nosso personagem, nosso adversário e também a fase onde ocorrerá a disputa. Somente as fases desbloqueadas no modo arcade podem ser selecionadas aqui.


Não existe modo online então o adversário do modo versus poderá ser um humano no modo local, ou a própria inteligência artificial do jogo.


O modo corrida contra o tempo, como o nome descreve, é onde podemos encarar as fases sem um adversário, em busca do nosso melhor tempo de escalada. A tela também continua dividida ao meio, mas ao invés de mostrar nosso adversário, do outro lado da tela temos o cronômetro e informações sobre os melhores tempos registrados.


Somente as fases desbloqueadas no modo arcade podem ser selecionadas por aqui também. E confie em mim, vai valer a pena você terminar este modo, talvez você encontre algum tipo de recompensa ao conseguir este feito.


Considerações Finais

NOTA FINAL

91/100

Positivo

+ Controles precisos e divertidos;
+ As partes gráfica e sonora são excelentes e trabalham em perfeita harmonia;

Negativo

– Nada significativo.


Super Hiking League DX é um uma pérola escondida, que comprova a ótima fase criativa que os desenvolvedores Brasileiros estão vivendo.
O mais incrível é que ele está disponível na Steam pelo preço cheio de R$10,89. Nas demais plataformas o preço consta como $5 dólares, algo que no geral deve ficar entre R$20 e R$28.

É um valor incrível, considerando as horas de diversão em potencial que o jogo tem a oferecer. E se você acha que o jogo não parece ter tanto conteúdo, ficará surpreso ao desbloquear algumas surpresas que os desenvolvedores “esconderam”.

Os links de compra em cada uma das plataformas podem ser encontrados no site da qubyte interactive.


Temos aqui uma excelente oportunidade de apoiar um desenvolvedor nacional e ao mesmo tempo recebermos um ótimo jogo, que se sustenta por méritos próprios.


Super Hiking League DX é divertido para jogar sozinho ou acompanhado, ideal para umas partidas rápidas ao final do dia ou para um campeonato local com família e amigos.


Pessoalmente vejo que a ausência de um modo online não deve ser considerado um ponto negativo, sobretudo se olharmos para o estilo do jogo, seu escopo e também para seu preço.


Super Hiking League DX cumpre com excelência aquilo que se propõe. Ficaremos na torcida para que o jogo venda bem, e quem sabe um dia possamos vê-lo sendo incrementado com novas fases e novos modos de jogo.

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