Data de Lançamento
Maio de 2021
Plataformas:
PC (Steam / GOG / Epic Games)
O que é?
Mayhem in Single Valley é um jogo de aventura com elementos de plataforma, repleto de quebra-cabeças.
Como funciona?
O jogo possui uma combinação muito interessante de 2D com 3D, resultando em um estilo visual muito bonito e uma jogabilidade muito agradável.
A história se desenvolve de maneira linear.
Mayhem in Single Valley testa nossa habilidade com plataformas e quebra-cabeças baseados em física.
O que faz de diferente?
Mayhem in Single Valley é um jogo que tem “alma”.
É notável como os desenvolvedores tiveram muito carinho com todos os aspectos do jogo.
Os gráficos são em 2D, mas a movimentação acontece em 3D, algo que causa um efeito muito interessante quando vamos calcular a distância e a profundidade de nossos pulos e arremessos.
Além desta função prática, os gráficos também são muito bonitos, possuindo uma ótima direção de arte.
Outro destaque é que apresentam efeitos de luz e sombra. É realmente muito legal ver este tipo de efeito incidindo sobre gráficos deste estilo.
Para deixar a mistura mais peculiar ainda, o jogo traz quebra-cabeças baseados em física.
A ambientação é excelente, tendo aquele “climão” de filme de sessão da tarde, utilizando aquela fórmula onde alguma circunstância inesperada coloca o destino da humanidade nas mãos de crianças ou jovens.
O estilo gráfico, as excelentes músicas e efeitos sonoros, os personagens altamente carismáticos e as localidades de Single Valley acabam passando uma sensação de anos 80/90, ainda que o jogo não destaque isso.
Alguns detalhes nesta ambientação me fizeram lembrar do também incrível Crossing Souls. É seguro dizer que ambos bebem da mesma fonte de inspiração, ainda que sejam jogos bem diferentes e sem nenhuma relação.
Não existe um combate direto com armas, mas constantemente você terá que usar a criatividade para se defender, algo que acaba sendo muito divertido por conta das mecânicas consistentes do jogo.
Nós basicamente arrastamos ou arremessamos objetos e ver como a física funciona de maneira simples, natural e objetiva é realmente muito prazeroso e recompensador.
Algo que gostei muito neste jogo é o senso de aventura. Ainda que tudo se desenvolva de maneira linear, é muito legal ir andando pela cidade e passando por locais surpreendentes, conhecendo novos personagens.
É aquela sensação prazerosa de começar a aventura em um ponto e terminar em outro distante e totalmente diferente do que poderíamos imaginar, enfrentando situações inimagináveis no caminho. A verdadeira jornada do aventureiro.
Esta forma como o jogo constantemente nos surpreende e recompensa ao apresentar localidades distintas favorece muito o ritmo, prendendo nossa atenção e fazendo o tempo voar.
As localidades estão repletas de colecionáveis e após terminar talvez você sinta vontade de jogar novamente para pegar tudo o que perdeu na primeira partida, ou fazer as conquistas.
Outro detalhe muito legal é que em cada nova área encontramos uma fita com uma nova música que serve de tema para aquele setor, mas caso você não goste, poderá escolher outra música no menu de opções, diretamente no toca fitas do personagem.
No fim o que temos aqui é um ótimo exemplo do motivo pelo qual amamos tanto os jogos independentes, que trazem combinações extremamente criativas e experiências genuinamente divertidas.
Uma das surpresas mais agradáveis de 2021, Mayhem in Single Valley infelizmente ainda não teve o reconhecimento que merece.
Certamente uma ótima opção se você está com vontade de jogar algo diferente, mas não sabe o que é.
Mayhem in Single Valley é aquele tipo de jogo que você conseguirá terminar em um fim de semana, mas traz uma experiência tão autêntica que te deixará com saudades para sempre.
A paixão por videogames surgiu à primeira vista, em algum lugar entre as gerações 8 e 16 bits
Falar sobre games sempre foi uma parte da diversão, eu e meus amigos passávamos muito tempo jogando e conversando sobre nossos jogos, na antiga locadora do Bigode, em casa e na escola.
Mesmo num mundo cada vez mais digital, encontrar pessoas apaixonadas por videogames e falar sobre nossos jogos continua sendo importante.
Decidi então fundar a iniciativa Bigode Games, um lugar onde falamos sobre o melhor que os videogames podem nos proporcionar.