Jogo em Foco: Kind Words

Kind Words é uma jornada sem fim pelo mundo real, onde nosso maior desafio é aprender o potencial transformador das palavras gentis.

Plataforma: PC

Constantemente ouvimos falar que os jogos viraram filmes, que trazem trilhas sonoras incríveis e histórias dignas dos melhores livros.

Ninguém duvida da versatilidade dos videogames, desenvolvidos com tecnologias cada vez mais avançadas. Mas, e quando um jogo se propõe a literalmente invadir o mundo real?

Sim, temos jogos onde os protagonistas quebram a quarta parede, outros que focam em oferecer experiências únicas, porém temos aqui Kind Words, um jogo com uma proposta que nunca vi antes em nenhum outro lugar.

Sinceramente é difícil até mesmo definir se é realmente um jogo, é algo diferente do que costuma receber destaque em grande parte da mídia. Mas sem dúvidas este jogo aqui vai lhe colocar como protagonista.

A proposta de Kind Words está muito bem resumida no próprio título, que traduzido para Português significa “Palavras Gentis”.

Neste jogo somos simplesmente convidados a cumprir a difícil tarefa de dizer palavras gentis para pessoas aleatórias, que escrevem sobre suas aflições, dificuldades ou questionamentos.

Em uma realidade onde muitas pessoas já se acostumaram a usar a tecnologia e a comunicação instantânea para ficarem apenas discutindo e trocando ofensas, fazer o oposto disso poderá ser um grande desafio.

Ao iniciar o jogo, nos deparamos com a representação visual de um pequeno quarto, com alguns móveis, um rádio e uma escrivaninha. Neste quarto temos um boneco de aspecto luminoso, estilo de desenho animado, genérico o suficiente para representar qualquer pessoa.

Captura de Tela do jogo Kind Words
Esta é a sala onde você passará todo o tempo dentro do jogo

Músicas calmas e relaxantes tomam conta do quarto e pela janela o carteiro (uma rena com chapéu), deposita algumas cartas em nossa escrivaninha.

O boneco é nossa representação visual dentro do jogo e a escrita é nosso único meio de comunicação com neste mundo, de dentro deste ambiente aparentemente solitário e introspectivo.

Cada jogador que abre o jogo se depara com este mesmo ambiente, sendo também representado por um boneco igual ao nosso, neste mundo onde não importa saber a aparência de quem está do outro lado. Tudo ocorre de maneira anônima, onde jamais vemos outras pessoas e somos identificados apenas pela letra inicial de nossos nomes.

Temos então três tipos de interações:

1- Lançar palavras gentis ao mundo

De dentro deste nosso quarto, poderemos notar que pequenos aviões de papel de vez em quando passam flutuando por nossa tela. Ao clicar em um avião, ele é desdobrado, revelando a mensagem escrita em seu papel.

Esta mensagem foi escrita por outra pessoa e podemos fazer o mesmo.

Podemos simplesmente escrever alguma frase ou mensagem gentil ou motivadora e lança-la ao mundo. Distribuir palavras gentis gratuitamente, ao vento.

2- Responder cartas

Temos cartas em nossa escrivaninha. Estas cartas que foram trazidas anteriormente, e aleatoriamente, pelo nosso simpático carteiro, foram escritas por outras pessoas reais, também de dentro do jogo.

Podemos então ler e responder a estas cartas, que possuem espaço de escrita limitado em pouco mais de dez linhas. O limite existe tanto para quem escreveu, quanto para quem for responder.

 3- Escrever cartas

Podemos escrever nossas próprias cartas, contando nossas preocupações, aflições, entregando ao nosso carteiro. Quando recebermos respostas, ele nos avisará.

As cartas que escrevemos e as respostas que recebemos são as únicas coisas que ficam registradas. Estarão guardadas e acessíveis para sempre em nossa caixa de mensagens.

Tudo muito simples, porém eficaz.


Conforme respondemos cartas e interagimos com este mundo, desbloqueamos novas músicas para tocar em nosso rádio, adesivos para colar nas cartas e até mesmo alguns itens decorativos.

Focar em responder da melhor maneira possível a carta de outra pessoa (algumas são realmente de cortar o coração) é um exercício interessante e ao mesmo tempo gratificante. Um exercício de colocarmos nossas mentes sempre em um estado positivo.

Ao mesmo tempo me fez sentir uma certa vergonha em alguns momentos, ao perceber o quão difícil pode ser isso.

Ainda mais se compararmos o quão mais fácil, natural e até mesmo instintivo pode ser ofender ou discutir com alguém, na maioria das vezes sem necessidade.

É um convite ou até um desafio, de nos colocarmos no lugar de outra pessoa, algo que também nos faz perceber obviedades, como por exemplo o fato de que as pessoas são iguais em qualquer lugar do mundo.

O único detalhe é que este jogo funciona somente no idioma inglês, algo que pode representar uma barreira e impedir que algumas pessoas embarquem nesta jornada.

Mas caso você consiga se comunicar neste idioma, vale muito a pena. Inclusive se você estiver estudando Inglês, poderá até unir o útil ao agradável, aproveitando a experiência também para praticar.

Kind Words foi lançado em setembro de 2019, antes desta situação de isolamento em que vivemos, mas caiu como uma luva para os tempos atuais e para quem busca novas e construtivas formas de interação.

O preço normal é de R$10,89 na plataforma Steam, onde por outros R$10,89 você poderá obter a relaxante trilha sonora do jogo.

Por fim, gostaríamos de fazer um alerta, caso esteja interessado no jogo:

Ainda que o jogo seja um ótimo exercício, que pode trazer muitas coisas positivas, não deve jamais ser visto como uma substituição para terapia.

Se você não estiver em um bom momento talvez seja uma boa ideia deixar este jogo passar por enquanto. E se você precisa de ajuda, não tenha receio de falar para as pessoas de seu convívio, busque a ajuda de profissionais.

Alguns problemas são realmente complexos e muitas vezes não teremos como ajudar ou realmente não saberemos o que dizer, nem teremos um conselho construtivo. Nesta hora devemos nos lembrar do objetivo do jogo que é primeiramente ser gentil, dizer palavras gentis.

Não temos como saber o que se passa dentro da cabeça de outra pessoa, mas palavras gentis com certeza podem fazer a diferença, principalmente em momentos difíceis.

Está pronto para esta experiência mais real que a realidade virtual? Que pode ser tão (ou até mais) difícil quanto os jogos mais difíceis que você já jogou?

Tem a coragem para expor suas questões e preocupações? E a bravura necessária para exercitar a gentileza?

Um jogo, um experimento social ou mais uma prova do quanto os videogames são incríveis? Antes de tudo isso, Kind Words é um choque de realidade, que de maneira tão singela nos leva a refletir sobre o quanto as palavras e os gestos gentis podem melhorar o mundo.

Nem sempre é fácil, muitas vezes erramos, mas que sigamos nos empenhando em tornar a gentileza algo constante em nossas vidas.

É um prazer e uma honra poder dedicar um espaço do nosso site para uma ideia tão legal quanto esta, algo que somente os jogos independentes têm sido capazes de nos proporcionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *