Balcão da Locadora: Sonic Mania

Sonic Mania é um jogo antigo com estilo novo ou um jogo novo com estilo antigo? Entenda aqui em nosso destaque de hoje!


Você sabia que no dia 23/06/2021 Sonic completou 30 anos?!

Já imaginou se lançassem um jogo do Sonic ao estilo antigo mas com as tecnologias atuais?

Parece bom demais para ser verdade?

Sim, realmente é bom demais, e felizmente não apenas é verdade como também algo que já foi feito!

Depois de passar por momentos de glória no Mega Drive e Dreamcast, Sonic continuou recebendo muitos jogos, assim como ocorre com qualquer propriedade que faça um considerável sucesso.

Porém o nível de qualidade entre um jogo e outro sempre oscilou bastante, para desespero de seus fãs.

Os primeiros jogos tinham o clássico estilo 2D, mas com o tempo o ouriço também precisou se adaptar à tendência dos jogos em 3D.

Esta mudança para o estilo 3D dividiu opiniões, por mudar drasticamente o estilo de jogo e o visual do personagem, mas também porque Sonic demorou para encontrar um estilo próprio, que tivesse sucesso em combinar sua velocidade com os cenários tridimensionais.

Até hoje seus jogos em 3D não são unanimidade, mas por outro lado esta reformulação trouxe muitos novos fãs para a franquia, mantendo a popularidade do personagem e garantindo sua travessia pelas gerações.

Polêmicas e divergências à parte, o fato é que desde o Mega Drive e Sega CD ele não havia recebido um novo jogo 2D de grande impacto, realmente feito aos moldes clássicos.

Ele até chegou a receber o excelente Sonic Advance para Gameboy, mas o estilo gráfico era diferente, tínhamos aqui o Sonic com visual mais moderno e não aquele mais barrigudinho e simpático do Mega Drive.

Muitos anos se passaram e chegou um momento em que até mesmo alguns fãs dos jogos modernos se uniram aos fãs dos clássicos, clamando por um novo jogo do Sonic aos moldes dos da geração Mega Drive.

Tudo isso culminou em Sonic Mania, um jogo que chegou com a principal missão de atender ao desejo dos fãs.

Sonic Mania
Sonic e a galera, passando pela sua tela!

Coincidentemente ou não, Sonic Mania foi anunciado nos eventos de comemoração dos 25 anos do personagem.

Demorou, mas chegou em grande estilo, do jeito que nosso querido ouriço azul e seus dedicados fãs merecem.


Clássico é clássico

A primeira coisa que podemos notar é que os gráficos em 2D são belíssimos, todos os detalhes foram extremamente bem feitos aqui neste título.

Temos animações inéditas, fases inéditas que foram cortadas de jogos antigos, fases antigas retrabalhadas, controles refinados, músicas sensacionais, possibilidade de jogar com Tails e Knuckles.

E o mais incrível é que tudo isso foi feito realmente mirando o clássico, de uma forma que aprimorou a fórmula, mas ao mesmo tempo preservou a sensação que sempre tivemos ao jogar os títulos antigos.

É notável como alguns recursos visuais seriam impossíveis na geração 16 bits.

Mas é muito interessante ver como mesmo na parte gráfica foi encontrado um equilíbrio para impressionar sem perder as referências.

Sim, apesar de ser uma celebração de Sonic e dos clássicos primeiros jogos da franquia, Sonic Mania é um jogo novo, com história nova e tudo o mais.

Em resumo, Sonic Mania cumpriu com louvor sua missão de modernizar a fórmula dos jogos clássicos, trazendo refinamento, mas sem se distanciar do que aqueles jogos sempre foram e representaram.


De Fãs Para Fãs – Uma Breve História Sobre Christian Whitehead

Este equilíbrio entre o clássico e a novidade, presente em Sonic Mania, certamente só foi possível graças a Christian Whitehead e sua turma, em uma história que mais parece um conto de fadas do mundo dos games.

Christian fazia parte de uma comunidade onde fãs de Sonic se reuniam para fazer tudo aquilo que já sabemos que os fãs fazem: versões alternativas de músicas, artes, fangames, etc.

E foi justamente com seus fangames que ele tornou-se popular dentro e fora da comunidade.
Sua especialidade eram realmente versões alternativas de jogos do Sonic, sempre imaginando evoluções dentro da série.

O nível de refinamento era tão alto, que um de seus projetos, o chamado Sonic Retro, foi utilizado para a criação de uma engine.

Para quem não tem ideia do que seja uma engine, a grosso modo é como se fosse um conjunto de recursos que facilita o desenvolvimento de algo (neste caso um jogo), sem a necessidade de começar do zero todas as vezes.

Desta forma, caso alguém utilize a engine, não precisará se preocupar com aspectos básicos do desenvolvimento, começando a construir sobre uma base preestabelecida.

Como você pode imaginar, isso tudo resulta em uma enorme economia de trabalho, dentre outras vantagens.
Esta engine, especializada em jogos 2D, foi chamada de “Retro Engine”.

Muitas coisas aconteceram na vida de Christian, muito trabalho foi dedicado aos seus projetos de fã apaixonado, mas o fato é que em determinado momento de sua história, a própria SEGA tomou conhecimento do que estava sendo feito.

Aqui começa o ponto decisivo de toda a história.

Quando uma empresa detecta algum projeto de fã com um nível de qualidade capaz de fazer as pessoas questionarem se a própria empresa poderia fazer melhor ou igual, normalmente colocam um ponto final em tudo.
Mas a história de hoje é feliz, não foi o que aconteceu.

A SEGA não chegou a lançar oficialmente nenhum dos projetos de Christian, mas viu em sua engine um potencial enorme.
Sendo extremamente fiel aos conceitos originais, a Retro Engine poderia ser utilizada para reproduzir qualquer jogo da série.

Desta forma, Whitehead recebeu da própria SEGA a missão de desenvolver ports de Sonic para os celulares.
Quem é fã de jogos antigos já deve ter se decepcionado ao comprar algum jogo vendido como remaster, mas acabar descobrindo tratar-se simplesmente de uma versão emulada e totalmente limitada.

Aqui não, através da Retro Engine Christian poderia reconstituir os jogos clássicos com fidelidade, em um ambiente compatível com tecnologias mais atuais.

O resultado é que além de ter um jogo rodando perfeitamente, ainda poderiam ser feitos ajustes e refinamentos, bem como a implementação de recursos que não existiam nas versões originais.

A missão foi concluída com sucesso, os ports foram incríveis e a versão de Sonic 2 tinha até uma fase extra.
Quem quiser testar as versões de Sonic 1, Sonic 2 e Sonic CD, portadas por Whitehead para os celulares, poderá encontra-las na loja de aplicativos sob a coleção Sega Forever.

Aproveito aqui para dizer que caso tenha curiosidade sobre o quão incríveis eram os fangames de Christian, sugiro que faça uma busca no youtube por Sonic Retro e Sonic Discovery.
Existem outros, mas estes dois são realmente impressionantes.

Não havia mais nenhuma dúvida sobre a capacidade de Christian e sua turma, só até aqui já poderia ser considerada uma história de sucesso.

Mas sua paixão e dedicação não pararam por aí, nosso protagonista continuou tentando convencer a SEGA a autorizar o desenvolvimento de um jogo totalmente novo.

Por méritos de Whitehead e num ato de humildade impressionante para uma empresa deste porte, a SEGA autorizou a produção de um novo jogo de Sonic, exatamente ao estilo antigo, como todos queriam.

Este projeto, batizado de Sonic Mania, seria uma celebração a Sonic, seus fãs e tudo o que a franquia representa.

Um jogo inédito, a ser feito por Christian Whitehead e sua turma, utilizando sua consagrada Retro Engine.

Christian tinha então a oportunidade de criar oficialmente o próximo jogo da franquia que tanto amava.
O sonho de qualquer fã, que finalmente poderia fazer tudo o que os outros fãs também queriam.


Sonic Mania Encore

Pouco menos de um ano depois foi lançada a DLC intitulada “Sonic Mania – Encore DLC”.

Esta DLC adicionava novas formas de jogar o Sonic Mania, incluindo também os personagens Mighty, o tatu, e Ray, o esquilo voador.

Ao contrário do que muita gente pensa, estes dois personagens já existiam no universo do Sonic, tendo inclusive estrelado um jogo antigo e pouco conhecido.

Mas a adaptação destes personagens a Sonic Mania também foi excelente, tornando este pacote de conteúdo muito valioso e diversificando ainda mais a jogabilidade.

Algo no mesmo nível de qualidade e distinção que temos ao escolher controlar Tails ou Knuckles ao invés de Sonic.

Ao adquirir este pacote, seu jogo passará a se chamar Sonic Mania Plus.


Futuro da Franquia

Temos um novo jogo do Sonic confirmado, mas já é também confirmado que não se trata de um jogo neste estilo clássico.

Ao contrário do que parece, produzir um jogo em 2D neste nível de qualidade tende a ser bem mais difícil que fazer um jogo em 3D, pelo menos na criação dos gráficos e animações. Então é provável que não tenhamos um novo jogo do título tão cedo.

Desta forma, Sonic Mania torna-se uma recomendação ainda mais fácil para novos e antigos fãs, sendo acessível em praticamente todas as plataformas atuais.

Pessoalmente classifico Sonic Mania como um jogo atemporal, assim como os clássicos de Mega Drive. É muito legal ver como mesmo uma criança nos dias de hoje se diverte jogando Sonic Mania ou um jogo clássico da série, e como estes jogos conseguem cativa-los.

Fácil de aprender, difícil dominar. Uma característica compartilhada por diversos jogos de sucesso e que possibilitam a aproximação até mesmo de pessoas que não costumam jogar videogames.

Sonic era presença garantida na locadora do Bigode e mesmo Sonic 1 e Sonic 2, que costumavam vir inclusos no pacote, quando você comprava um Mega Drive novo, não paravam nas prateleiras.

Sonic Mania já ficou de graça da Epic Games Store e frequentemente é encontrado por excelentes preços em todas as plataformas.

De certa forma esta publicação é também nossa humilde homenagem aos mais de 30 anos do nosso amado Sonic. Que tenha vida longa e possa continuar conquistando fãs mundo afora!

Sem dúvidas uma ótima pedida para qualquer final de semana. Seja para você jogar sozinho batendo os recordes ou para jogar com sua família e amigos.


Marcao_Portrait

Marcão:

Quem nunca deu o controle desligado para o priminho pentelho achar que estava controlando o Tails em Sonic 2 que atire a primeira pedra.

Sonic Mania é viciante demais e traz aquela vontade inexplicável de terminar o mesmo jogo várias vezes!

O Cristiano Cabeça Branca realmente representou os fãs aqui.

Pepe_Portrait

Tio Pépe:

Quando Sonic Mania chegou, parece que tinham aberto um portal do tempo e jogado ele no colo dos fãs.

É um dos jogos que eu apresentaria para qualquer pessoa, inclusive alguém que nunca jogou videogame, mas quer começar.

Fico hipnotizado com este jogo e sempre o revisito, do mesmo jeito que faço com os jogos antigos do Sonic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *