Trouxe hoje uma lista com alguns de meus jogos de luta livre favoritos de todos os tempos.
Traga seu melhor traje, crie um bom nome de batalha e venha comigo.
A Paixão Pela Luta Livre
Se você nasceu antes dos anos 90, existe uma grande chance de que também tenha convivido com um período de relativa popularidade da luta livre no Brasil.
Provavelmente também já pegou a capa de chuva do seu pai para se “fantasiar” de Undertaker.
Ainda assim, não era tão fácil ser fã de luta livre aqui no Brasil mesmo nessa época.
O cenário nacional infelizmente já havia perdido força, enquanto os maiores shows do cenário internacional raramente chegavam por aqui na TV aberta.
A maioria das pessoas, eu inclusive, só tinha acesso através do Supercatch, programa com a narração de Carlos Valadares e comentários abalizados de Bob Léo, na extinta TV Manchete.
Os jogos de luta livre porém, sempre marcaram presença e para muitos de nós acabaram sendo o único meio de contato frequente com a modalidade e com os personagens mais lendários.
Além de serem uma alternativa para o modo mais tradicional dos jogos de luta, traziam estes mesmos personagens que víamos nos shows, algo que já era suficiente para capturar nossa atenção.
Os shows de luta livre combinavam vários elementos, misturavam tudo com esporte e resultavam em puro entretenimento.
É muito fácil se engajar e divertir neste universo onde constantemente vemos rixas entre vilões e bons moços, personagens absurdos e acrobacias destrutivas.
Nossa primeira dica é que se você nunca viu nada sobre luta livre, pare tudo e consuma algo, assista algumas lutas, pelo menos para conhecer este show e sua magia.
Ao contrário do passado, hoje em dia temos muito conteúdo na internet, inclusive no próprio canal da WWE.
Dificilmente você não irá se divertir e querer saber mais sobre este universo.
Seja você novo ou antigo no mundo da luta livre, trouxe hoje uma lista com meus jogos favoritos desta modalidade.
Dividimos entre jogos que ainda estão em circulação nas plataformas atuais e os que ficaram no passado, não sendo mais encontrados.
Todos igualmente imperdíveis.
Jogos Que Ainda Estão Em Circulação
Fire Pro Wrestling World
Conheço bem pouco sobre o cenário de luta livre Japonês, mas é certo dizer que também possui fãs extremamente dedicados e fiéis, dentro e fora do país.
Fire Pro Wrestling World é a continuação de um clássico do Super Nintendo, um daqueles jogos que as pessoas que jogaram sempre lembram com saudade.
Esta versão atualizada fez bonito e não apenas levou os antigos fãs ao delírio, como também conquistou uma grande quantidade de novos fãs.
Pessoalmente, uma das coisas que considero mais importantes num jogo de luta livre é a livre customização, algo que inclusive colabora bastante para que este tipo de jogo não se torne enjoativo.
E aqui a customização é levada a sério!
Você pode criar e combinar muitos elementos e caso esteja jogando na Steam, encontrará milhares de criações impressionantes na oficina.
Pode apostar que não vai ser nem um pouco difícil encontrar personagens famosos no mundo todo e importá-los para seu jogo.
O único ponto contra é que para customizações mais profundas como a de movimentos e partes de lutadores, será necessário possuir as DLCs, seja para criar ou somente para baixar e usar a criação de alguém.
Ainda assim vale muito a pena, sendo um jogo completo e trazendo mecânicas muito bem pensadas e divertidas!
RetroMania Wrestling
Sucessor espiritual do clássico WWF WrestleFest, um fliperama não tão conhecido aqui no Brasil.
É muito legal como os desenvolvedores conseguiram criar uma nova ambientação, mantendo as mecânicas de Luta Livre num jogo 2D.
Aquela sensação de jogo de fliperama foi recriada com sucesso por aqui, a essência está intacta, mas dessa vez com tecnologias mais recentes.
Outro ponto que conta muito a favor, e que não deixa de ser um benefício dos jogos em 2D, é que RetroMania é um jogo extremamente leve.
O jogo caprichou muito na seleção de lutadores, trazendo grandes figuras de shows que costumam ser menos representados no mundo dos games.
Os desenvolvedores são muito legais e participativos, interagem bastante com a comunidade, então fica aqui o site oficial para que você também possa acompanhar de perto o trabalho deles.
WWE 2K BATTLEGROUNDS
Este aqui é um tanto controverso.
É uma boa ideia, tem uma incrível seleção de personagens, mas infelizmente pecou ao trazer uma jogabilidade rasa demais.
A 2K fez com o universo WWE o mesmo que havia feito com NBA 2K Playgrounds 2, onde trouxe jogadores famosos do mundo do basquete em versões caricatas, com movimentos exagerados.
A apresentação visual do jogo é muito legal, desde os menus até os gráficos do jogo e o sistema de desbloqueio de personagens, que são apresentados como se fossem bonecos de brinquedo.
Tinha tudo para ser um daqueles jogos infinitamente divertidos, mas como dito anteriormente sua jogabilidade foi simplificada demais.
Isso faz com que o jogo seja divertido, mas dure pouco tempo, pois tende a enjoar rapidamente.
Tinha tudo para ser o novo WWF WrestleMania: The Arcade Game, mas infelizmente não foi dessa vez.
Ainda assim é uma experiência que vale a pena, se adquirido por um bom preço.
E pode ser o jogo ideal para apresentar o mundo da luta livre para seus filhos e sobrinhos.
WWE 2K
A 2K é a atual detentora dos direitos da WWE e assim como acontece com outras franquias de esportes, já havia criado uma tradição de lançar jogos anualmente.
A tradição foi quebrada com a chegada de WWE 2K20, que foi um desastre e trouxe uma chuva de bugs bisonhos.
Com o vexame de WWE 2K20, houve uma interrupção nos lançamentos anuais, e após dois anos finalmente chegou WWE 2K22, um jogo que trouxe a franquia de volta à boa forma.
A versão WWE 2K19 também continua sendo muito boa, mesmo após a chegada de versões bem mais novas.
O diferencial desta franquia é que a 2K passou a seguir uma linha que tenta ser mais “simulação”, com uma jogabilidade mais técnica.
E sem dúvidas cumpre o papel de ser a recriação mais fiel do famoso show de luta livre, o que significa que é um jogo que exigirá bastante da sua máquina, caso esteja jogando no PC.
Os preços também são salgados e a 2K infelizmente tem políticas de preços não muito amigáveis, além do constante risco de embutirem microtransações.
Ainda assim, se você gosta de luta livre vale a pena experimentar algum jogo desta franquia.
Qualquer um deles, menos o 2K20.
Wrestling Revolution 2D / 3D e Wrestling Empire
Dificilmente essa lista teria alguma credibilidade sem estes jogos.
Estes foram criados por um cara que trabalha sozinho, o desenvolvedor independente MDickie.
Já trouxemos uma breve história por aqui.
Customização excelente, mecânicas divertidas e uma abordagem diferenciada dos bastidores da luta livre são as bases que tornam este jogo tão incrível.
Sim, olhando para os gráficos não parece que é tão divertido assim, mas pode acreditar que ele oferece mais possibilidades até que os jogos licenciados da 2K.
Este fenômeno só é possível porque é praticamente a obra da vida deste desenvolvedor.
Foram anos desenvolvendo e amadurecendo a franquia desde os jogos em 2D, implementando novas funcionalidades e recursos.
Jogos Que Ficaram no Passado
WWF WrestleMania: The Arcade Game
Haviam sim outros jogos bons de luta livre no passado, mesmo na geração 16 bits, tanto no Mega Drive quanto no Super Nintendo.
Mas Wrestlemania foi incrível e elevou o nível de tudo.
Graças a Mortal Kombat, os jogos com capturas de imagens de atores reais estavam no auge e a Midway nadava de braçada, com aquela que era considerada a revolução dos gráficos 2D.
Após o enorme sucesso de jogos como NBA Jam e o próprio Mortal Kombat, a Midway partiu para o mundo da luta livre e criou o maravilhoso WWF WrestleMania: The Arcade Game
Diferente do que os jogos de luta livre faziam até então, aqui não havia nenhum compromisso com a realidade.
Você ainda se movimentava por um ringue, podia jogar seu adversário nas cordas, para fora do ringue, subir no corner e outras coisas familiares aos amantes do espetáculo.
Mas as similaridades paravam por aí, porque WrestleMania era um jogo caótico, com golpes exagerados, efeitos sonoros vibrantes e todo aquele clima que um bom jogo de arcade criava para hipnotizar as pessoas.
O jogo traz oito dos lutadores mais icônicos da então, chamada nova geração da WWF, e cada um deles tinha golpes cheios de efeitos que ilustravam literalmente suas personalidades.
Doink atacava com seus artefatos de palhaço, como uma marreta gigante, uma luva de choque.
Razor Ramon dava golpes onde sua mão virava uma navalha (Razor em Inglês significa navalha), Undertaker atacava com uma lápide e assim por diante.
Um jogo rápido, caótico e carismático como nunca mais se viu.
Se você gosta de um bom jogo de luta arcade, este é imperdível, seja você fã de luta livre ou não.
É realmente uma pena que ainda não o tenham relançado para plataformas atuais.
WWF Warzone
Um clássico para o Playstation 1, que foi o primeiro jogo de luta livre de muita gente.
Com possibilidades de customizações incríveis para a época, ajudou a criar o caminho pelo qual os jogos de luta livre modernos seguiriam.
Infelizmente não envelheceu tão bem, assim como boa parte dos jogos em 3D do primeiro Playstation, mas nem por isso deixou de ser divertido.
De um modo ou de outro, merece estar aqui por seu valor histórico.
Smackdown vs. RAW
Antes de sua falência, a THQ fazia jogos incríveis, dentre eles os jogos licenciados de luta livre.
Era a THQ quem mandava nos jogos do gênero e possuía as licenças da WWE, antes da 2K.
Sim, a THQ ainda existe de certa forma, mesmo não sendo mais a mesma empresa de antes.
Mas isso não vem ao caso, o fato é que os jogos criados por ela são os favoritos de muita gente até hoje.
E qualquer jogo da série Smackdown vs. RAW mora até hoje no coração dos fãs que puderam jogá-los na época.
Boa parte da pressão sofrida pela 2K inclusive vem destes fãs, que afirmam que a 2K jamais teve sucesso em criar um jogo de luta livre genuinamente divertido, como os da THQ.
Realmente foram jogos revolucionários, que se beneficiaram do potencial oferecido pela geração Playstation 2/Xbox 360, elevando toda a diversão dos jogos da geração anterior em todos os quesitos.
A série durou até a geração Playstation 3/Xbox One, sempre tirando ótimo proveito das tecnologias.
Gráficos caprichados, modo carreira, customização, novas interações, sistema de combate divertido e inúmeras outras coisas que tornavam a série única.
Pessoalmente vejo que dentre os jogos licenciados, foram os que melhor tiveram a combinação dos recursos técnicos mais avançados da época, com uma jogabilidade acessível e divertida.
Pode ter certeza que mesmo hoje em dia se você pegar algum destes jogos para curtir com os amigos, vai se divertir sem ver as horas passarem.
Um Capítulo à Parte na História dos Games
Como dito anteriormente, nem sempre foi fácil ser fã dos shows de luta livre no Brasil.
O cenário nacional praticamente desapareceu e os melhores shows internacionais eram praticamente inacessíveis para a maioria de nós, numa época onde nem sonhávamos com internet banda larga e muito menos com Youtube.
Se você nunca teve a curiosidade de conhecer o gênero, tenha a certeza que aqui existe todo um universo para você conhecer e explorar, tanto assistindo aos shows quanto curtindo os jogos.
Inclusive os jogos de luta livre podem fazer com que você descubra algo totalmente novo dentro dessa paixão pelos videogames.
Ah, eventualmente você também se verá entrando na eterna discussão: Luta Livre é verdade ou combinada?
O que você acha?
Abraços!
Capitão Barry
A paixão por videogames surgiu à primeira vista, em algum lugar entre as gerações 8 e 16 bits
Falar sobre games sempre foi uma parte da diversão, eu e meus amigos passávamos muito tempo jogando e conversando sobre nossos jogos, na antiga locadora do Bigode, em casa e na escola.
Mesmo num mundo cada vez mais digital, encontrar pessoas apaixonadas por videogames e falar sobre nossos jogos continua sendo importante.
Decidi então fundar a iniciativa Bigode Games, um lugar onde falamos sobre o melhor que os videogames podem nos proporcionar.