Plataformas: Steam / Nintendo Switch / Mobile
Você com certeza já deve ter ouvido aquele ditado: “Nunca julgue um livro pela capa”.
Poucos jogos me fazem lembrar o quanto este ditado é verdadeiro, mas Wrestling Empire definitivamente é o primeiro deles.
Olhando as imagens do jogo, muito provavelmente você também irá duvidar do potencial que existe aqui.
Naturalmente por ser um jogo independente e desenvolvido por apenas uma pessoa, as limitações técnicas existem. Mas pode apostar que se você estiver disposto a aceitar o jogo do jeito que ele é, com suas qualidades e defeitos, será surpreendido positivamente.
Isto porque o desenvolvedor solo MDickie foi extremamente feliz ao compreender e identificar o que torna um jogo de luta livre genuinamente divertido! Algo que até mesmo as grandes desenvolvedoras têm falhado em realizar.
Este cara atua no desenvolvimento solo a realmente muito tempo (ele fez jogos em Flash) e Wrestling Empire além de ser uma soma de tudo o que ele desenvolveu até hoje, traz a intenção de dar um passo adiante, sendo seu mais ambicioso projeto.
Wrestling Empire e Wrestling Revolution 3D?
Como dito anteriormente, MDickie vem desenvolvendo jogos ao longo de um bom tempo. Wrestling Empire não é seu primeiro jogo de luta livre.
Seu maior sucesso até então era Wrestling Revolution 3D, um jogo que já não é mais tão recente e aparentemente foi pensado para celulares.
Talvez pela tecnologia antiga, talvez por ter planos de expansão para outras plataformas ou simplesmente por já parecer a hora adequada para a chegada de uma nova versão, surgiu então Wrestling Empire.
Sem dúvidas é um jogo ainda muito parecido com Wrestling Revolution, porém com melhorias nos gráficos, nas animações e principalmente na taxa de quadros por segundo, que no jogo anterior era algo que podia incomodar bastante.
Tudo leva a crer então que Wrestling Empire seja uma nova linha de base, uma nova fundação sobre a qual o desenvolvedor trabalhará ao longo dos próximos anos, assim como fez com o antecessor.
É importante dizer que embora sejam muito parecidos e funcionem basicamente da mesma maneira, os dois jogos possuem diferenças não somente na tecnologia como também no conteúdo.
Alguns conteúdos importantes como o modo manager, que te coloca no papel de gerente dos shows de luta livre, ainda não estão disponíveis em Wrestling Empire.
Caso você não se importe com limitações técnicas mais severas e um produto mais rústico, jogar Wrestling Revolution 3D também pode ser uma ótima ideia, ainda é extremamente divertido. Mas é importante ter em mente que mesmo sendo um produto mais maduro em termos de conteúdo, é também um produto finalizado. Então não espere por melhorias.
A boa recepção de Wrestling Empire no Nintendo Switch (e agora também na Steam) parece estar trazendo uma boa quantidade de novos fãs, algo que pode favorecer muito o futuro deste jogo.
Tudo indica que os conteúdos mais relevantes de Wrestling Empire 3D, bem como novos conteúdos, eventualmente serão trazidos para Wrestling Empire. Ao ritmo do desenvolvedor, que trabalha sozinho, mas é bastante dedicado.
Sendo assim, ainda que valha a pena conhecer o jogo anterior, Wrestling Empire é a versão mais indicada, sobretudo se você estiver conhecendo a série agora.
Diversão, Variedade e Liberdade
Não há necessidade de lamentações pois o núcleo contendo tudo o que torna Wrestling Empire divertido está aqui, intacto.
Os controles são simples, diretos e em pouco tempo você conseguirá controlar seu personagem para que ele faça exatamente o que você deseja.
O modo de edição é muito bom, permitindo que você customize visuais, movimentos e até mesmo a música de entrada de seu personagem.
Em geral, tudo segue a linha da simplicidade, inclusive os gráficos e as animações. O que não é algo negativo porque tudo funciona muito bem, combinando e fazendo sentido, tendo um estilo próprio e até certo carisma depois que nos acostumamos.
Mas existem dois pontos que na minha opinião tornam Wrestling Empire realmente único dentro deste gênero.
Primeiramente a variedade existente dentro do jogo, com tipos de eventos indo desde lutas normais até luta na jaula, luta com arame farpado no lugar das cordas. Temos também boas opções de regras para as lutas e uma boa quantidade de armas a serem usadas nas lutas onde são permitidas.
Somando a esta variedade, existe a liberdade para combinar todas as possibilidades da maneira que bem entendermos, e a partir do momento em que nosso personagem é colocado na arena, podemos interagir com basicamente tudo. Inclusive caberá a você controlar seu personagem desde a entrada na arena, durante a caminhada até o ringue.
É realmente muito legal e algumas combinações são tão malucas que dificilmente as veríamos em um jogo que possui as licenças oficiais dos shows de wrestling. Eu sei que pode soar estranho dizer isso, mas é praticamente um sandbox de luta livre.
O segundo ponto é que Wrestling Empire tem um modo carreira brilhante!
No modo carreira conduzimos nosso personagem dentro e fora dos ringues, treinando para aumentar seus atributos, vencendo lutas para ganhar prestígio dentro do mundo do entretenimento, mas também participando de decisões sobre contratos, parcerias e diversas outras pequenas surpresas.
É impressionante como cada carreira pode ser diferente. As coisas acontecem aleatoriamente e do nada pode surgir uma ramificação diferente para a história do nosso personagem.
Temos ao fundo um ótimo sistema de parceiras e rivalidades e também um jornal que entre uma luta e outra vai nos mostrando os principais acontecimentos durante os shows, com notícias sobre outros lutadores e eventos. Algo simples, mas que ajuda o jogador a se manter engajado, constantemente trazendo surpresas que também podem interferir e até definir seu destino e sua própria história.
O humor presente em alguns momentos sem dúvidas ajuda a galhofa que tanto amamos neste ramo no entretenimento, ajudando a criar a atmosfera.
Existe muito espaço para narrativas emergentes aqui e este é o tipo de jogo que quando você encontrar algum amigo que também joga, passarão um bom tempo rindo enquanto conversam sobre fatos que aconteceram durante suas partidas.
Teste Antes de Comprar
Se você der uma passada pelo site oficial do MDickie poderá observar que ele já lançou uma boa quantidade de jogos, inclusive alguns bem loucos e mais experimentais.
E o mais legal de tudo é que muitos destes você ainda poderá encontrar na loja de aplicativos do seu celular, com versões limitadas para testar gratuitamente. Podendo também optar por comprar as versões completas por preços bem camaradas, fortalecendo o desenvolvedor.
A exceção é justamente Wrestling Empire, que também possui uma versão limitada para testes, mas atualmente não é possível compra-lo por um preço único em sua versão mobile. Existe apenas a opção de pagar um valor anual como uma espécie de assinatura para receber os conteúdos integralmente.
Já no Switch e também na Steam, é possível testar a versão de demonstração e caso goste, comprar por um preço único, sem assinaturas e sem data de expiração.
O único detalhe é que na Steam a demonstração ainda não chegou dentro da própria loja, mas por enquanto na página de Wrestling Empire você poderá encontrar o link para o download da mesma no site do desenvolvedor.
De qualquer forma, em todas as plataformas a versão demo será suficiente para você ter a certeza se vale o investimento.
Que João? Aquele que te deu um Pilão!
Acredite ou não, este pode ser o jogo que você tanto procurava. Definitivamente é um jogo do qual eu adoraria fazer streaming algum dia.
Desde o início fica claro que o compromisso aqui é com a diversão e não com o realismo, algo que possibilita a diversão descompromissada que nunca mais vimos nem mesmo nos jogos licenciados.
As mecânicas criativas, um sistema de agarrões revolucionário e a maneira orgânica como todos os elementos do jogo interagem entre si, formam uma base sólida o suficiente para lhe permitir jogar por muito tempo, sem enjoar.
Ainda existem sim alguns problemas, como o juiz que as vezes fica bem doidão ou a física que em alguns momentos pode proporcionar situações inusitadas, mas nada tão grave que não possa ser corrigido em atualizações ou que não torne o jogo ainda mais engraçado.
Importante notar que existe uma comunidade apaixonada em torno do jogo, que segue fielmente o desenvolvedor. Algo que também pode render ótimas surpresas e modificações, sobretudo agora com o lançamento da versão de PC.
Estamos jogando muito Wrestling Empire por aqui, tendo ótimos momentos e rindo muito. Torcemos muito para que este jogo faça sucesso e finalmente traga o merecido reconhecimento a este desenvolvedor.
Sem dúvidas é o tipo de jóia oculta que quando o pessoal descobrisse, você não conseguiria mais encontrar na locadora do Bigode.
Se você coloca a diversão acima dos gráficos de última geração e animações capturadas com atores reais, este pode ser o jogo ideal para você curtir neste e em muitos outros fins de semana.
Wrestling Empire faz o tempo voar, jogando sozinho ou acompanhado.
A paixão por videogames surgiu à primeira vista, em algum lugar entre as gerações 8 e 16 bits
Falar sobre games sempre foi uma parte da diversão, eu e meus amigos passávamos muito tempo jogando e conversando sobre nossos jogos, na antiga locadora do Bigode, em casa e na escola.
Mesmo num mundo cada vez mais digital, encontrar pessoas apaixonadas por videogames e falar sobre nossos jogos continua sendo importante.
Decidi então fundar a iniciativa Bigode Games, um lugar onde falamos sobre o melhor que os videogames podem nos proporcionar.
Fui dar uma olhada no site do desenvolvedor, e já de cara tem um banner celebrando os 30 anos de solo dev. O que eu tenho de vida ele tem de carreira fazendo jogo solo, e isso já é de um respeito absurdo. Muitos dos criadores de jogos AAA que nós admiramos não tem essa trajetória toda.
Dito isso, eu não conhecia o jogo, mas sou muito familiarizado com Wrestling no geral. Era fácil o jogo chamar a minha atenção, mas as reviews no Steam confirmam uma coisa que eu venho falando faz tempo. Quando o jogo de esporte é bom, ele não agrada somente os fãs daquele esporte. Eu jogava NHL 94 muito antes de ser fã de hockey no gelo, e passei muitas mais horas jogando Tony Hawk’s do que andando de skate.
Comprei o jogo hoje, e vou dar uma conferida nele esse verão. Tudo o que você falou dele me lembrou o excelente Fire Pro Wrestling Returns, com o extra de que este ainda tem um modo carreira divertido (coisa que o FPWR nunca teve, e isso deixava toda a diversão na sua mão com os modos versus).
A trajetória do MDickie é uma coisa incrível!
Dá pra notar que o negócio começou como um trabalho meio que de fã, e com o tempo foi tomando corpo.
Tudo o que ele fez foi incrementando cada novo jogo que ele lançava, virou uma coisa cumulativa.
O resultado é que hoje ele traz jogos que ainda são simples, mas têm uma profundidade absurda!
O Fire Pro mais recente também continua muito bom!
Nós ficamos órfãos de bons jogos de luta livre por um tempo, depois que a licença saiu das mãos da THQ.
Mas o Wrestling Empire, mesmo que você venha a não gostar dele, com certeza vai no mínimo te trazer uma visão diferente do gênero.
Este jogo tem uma alma que nem os jogos licenciados da 2K conseguiram reproduzir.
Foi o único jogo que conseguiu me trazer de volta a diversão e a liberdade que existiam nos jogos de luta livre da THQ.
Depois se lembrar me conta se valeu a pena e se funcionou pra você!