Aqui na Bigode Games costumamos evitar uma abordagem altamente técnica e sempre que possível evitaremos classificar um jogo friamente como sendo somente bom ou ruim.
Sendo assim, nosso sistema de análises é inspirado no clássico sistema que o Bigode utilizava para precificar os jogos e filmes que disponibilizava em sua locadora.
Acaba sendo um sistema de opiniões que mede mais a empolgação e as características do jogo do que um sistema de análises propriamente dito.
Pode acontecer também de fazermos uma análise de um jogo que não seja lançamento.
Algo que pode ser útil, visto que pacotes de correções após o lançamento podem fazer o jogo mudar bastante (para bem ou para mal) em um ou dois anos, por exemplo.
Abaixo uma descrição sobre cada cor e o que cada uma significava em matéria de valores na locadora do Bigode:
Selo Dourado:
Clássico, atemporal ou até mesmo próximo da perfeição.
Aquele jogo que provavelmente será relembrado através das gerações ou ficará para sempre nos corações dos fãs.
Ou mesmo aquele remake caprichado de um jogo que já era clássico.
Na antiga locadora Bigode Games, se o jogo ou filme tivesse o selo dourado significava que era extremamente concorrido mesmo tendo os preços mais altos do acervo.
E assim permaneceria por muito tempo.
Selo Laranja:
Excelente ou melhor que o esperado.
Cumpre plenamente o que se propõe e é muito improvável que decepcione alguém.
Ou mesmo é aquele jogo do qual ninguém esperava muita coisa mas surpreendeu!
Na antiga Bigode Games era a linha de frente, daqueles que se você quisesse locar no final de semana tinha que chegar lá antes de o Bigode abrir as portas, ou torcer para ter a rara sorte de estar lá quando alguém aparecesse fazendo a devolução.
Selo Verde:
Ótimos jogos que entregam o esperado, na medida.
Não entregam nem mais e nem menos, porém você provavelmente encontrará uma quantia confortável de diversão por aqui.
Seja por ter uma boa qualidade ou mesmo por ter uma quantidade legal de conteúdo, que te manterá entretido em suas mecânicas por um bom tempo, sem enjoar.
Na locadora ainda era preciso ter alguma sorte para encontrar um destes no final de semana, se você aparecesse lá no período da tarde já não os encontraria.
Selo Azul:
Bons jogos, mas que por algum motivo a procura por eles tende a diminuir um pouco mais rapidamente
Você encontrará boas horas de diversão mas pode ser que precise relevar algum quesito que não foi bem desempenhado bem o suficiente.
Ou mesmo é aquele tipo de jogo bom porém curto, que você vai terminar logo mas eventualmente vai querer jogar de novo.
Na locadora do Bigode você teria relativa facilidade de encontrar um destes, mas no feriado prolongado correria risco de ficar sem.
Selo Cinza:
Jogos legais ou jogos muito específicos.
Até mesmo jogos que todo mundo já jogou e sabe como é ou jogos bons porém curtos.
Acontecia muito com continuações desnecessárias ou muito parecidas com jogos anteriores de uma franquia.
Mas não são necessariamente jogos ruins, às vezes podem ser também jogos de nicho, que você corre o risco de não gostar simplesmente por não fazer o seu estilo favorito.
Na antiga Bigode Games seriam os mais fáceis de encontrar. Você não precisaria de sorte para encontrar, mas talvez precisaria dar sorte de gostar.
Sem selo ou não categorizado:
Eu sei, você talvez sinta falta de um selo falando que o jogo é ruim, deveria ser jogado no lixo ou algo assim.
Como dito anteriormente, evitamos simplesmente afirmar que um jogo é ruim para todas as pessoas sem exceções.
Escrever análises é um processo que demanda tempo, então costumamos preferir escolher bem os jogos, analisar algo que dificilmente vamos desgostar a ponto de falar mal.
Não simplesmente porque forçaremos falar bem de todos os jogos, mas sim porque nossos critérios de escolha de jogos não se basearão somente na data de lançamento ou na pressa de fazer um review para angariar cliques.
Claro, podem haver exceções. Tipo aquele lançamento muito aguardado que acabou decepcionando ou aquele jogo muito querido que acabou se aproveitando do amor dos fãs para tirar um dinheiro fácil deles. Neste caso acaba sendo meio que uma utilidade publica.
Mas de um modo geral a intenção principal é tentar proporcionar uma boa leitura sobre determinado jogo.
Porém tudo indica que será algo raro.
O Bigode era caprichoso com o acervo da locadora e escolhia a dedo o que colocava nas prateleiras. Nós tentaremos seguir o exemplo dele.
Ou como o próprio Bigode provavelmente diria:
Não existem jogos ruins! O que existem são pessoas que nunca passaram 3 anos presos em uma ilha deserta sem terem o que fazer, implorando por algum entretenimento.
Deste modo, ao fim de nossas análises adicionaremos um selo com a cor que julgarmos mais adequada, com alguns comentários adicionais e deixando nas mãos do leitor a decisão e interpretação.
Assim como praticamente tudo em nosso site, este sistema é experimental e caso não se mostre eficiente com nosso propósito, poderá ser alterado ou ajustado.
Faremos sempre nosso melhor.
Um grande abraço em nome de toda a equipe Bigode Games!
Capitão Barry
A paixão por videogames surgiu à primeira vista, em algum lugar entre as gerações 8 e 16 bits
Falar sobre games sempre foi uma parte da diversão, eu e meus amigos passávamos muito tempo jogando e conversando sobre nossos jogos, na antiga locadora do Bigode, em casa e na escola.
Mesmo num mundo cada vez mais digital, encontrar pessoas apaixonadas por videogames e falar sobre nossos jogos continua sendo importante.
Decidi então fundar a iniciativa Bigode Games, um lugar onde falamos sobre o melhor que os videogames podem nos proporcionar.